Nesta quarta-feira (9), a vencedora do BBB 23, Amanda Meirelles, comentou sobre os riscos e benefícios do preenchimento labial com ácido hialurônico no programa “Encontro com Patrícia Poeta”, na TV Globo/EPTV. Ela participou como representante do “Bem-estar”, ao lado da também ex-BBB Thelma Assis.
O ácido hialurônico se tornou um dos favoritos entre os recursos estéticos, em que pode trazer benefícios como o rejuvenescimento, preenchimento de rugas, estímulo à produção de colágeno, e proteção contra os efeitos do sol.
Porém, é preciso também se atentar aos riscos de alguns procedimentos, como o preenchimento labial com ácido hialurônico.
NECROSE DOS TECIDOS
O principal deles é a necrose dos tecidos, que acontece quando a aplicação do ácido hialurônico é feita de forma incorreta, de forma que o profissional injete a substância em algum vaso sanguíneo. Essa complicação ocorre por conta da interrupção do fluxo de sangue, o que faz com que os tecidos irrigados pelo vaso obstruído deixem de receber nutrientes.
Com isso, as células da região começam a morrer, e, se não houver uma intervenção médica com urgência, pode ser necessário retirar aquele trecho de tecido da boca.
LEIA TAMBÉM
Confira dicas para aliviar as dores nas costas
Saiba quais são as consequências de fumar cigarro eletrônico
PRODUTOS INADEQUADOS
Outro risco do preenchimento labial é a partir do uso de produtos inadequados, já que existem diferentes tipos de ácido hialurônico, alguns mais densos e outros de baixa densidade, por exemplo. Essas diferenças não implicam se o produto é bom ou ruim, porém cada aplicação requer um tipo específico.
No caso de preenchimentos significativos, pode ser necessário usar produtos mais densos. Por isso, caso o profissional utilize uma formulação inadequada, o resultado pode não sair conforme o esperado, ficando com um aspecto grosseiro.
Também há casos em que o paciente sofre uma reação alérgica do produto, o que pode levar até mesmo a um choque anafilático, que é uma reação capaz de bloquear a respiração, podendo ser fatal.
LEIA MAIS