A cantora Simony divulgou nas redes sociais, nesta quarta-feira, que vai retomar o tratamento contra um câncer de intestino, descoberto em agosto de 2022, durante um exame de rotina. Durante uma colonoscopia devido a uma íngua, foi detectado um tumor na parte final do intestino, perto da região do ânus, chamado epidermoide.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto. É uma doença que pode ser prevenida, pois quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino. Quando o pólipo é retirado evita-se que ele se transforme em câncer.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença são:
Mudanças no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre);
Sangue nas fezes;
Vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta;
Dor abdominal, como gases ou cólicas;
Perda de peso sem razão aparente;
Cansaço e fraqueza.
A doença também pode surgir sem sintomas, isso acontece principalmente quando o câncer está no início, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Quanto mais cedo o tumor for tratado, maior é a chance de cura.
LEIA MAIS:
Veja para que serve suplementos alimentares; Anvisa proibiu produtos
Pobreza e violência são fatores que pioram saúde mental de jovens
O que pode aumentar as chances de câncer de intestino?
Má alimentação, com muita gordura e pouca fibra;
Consumo frequente de bebida alcoólica e fumo;
Idade acima de 50 anos.
A recomendação é que a partir de 50 anos, o individuo deva realizar o exame de sangue oculto nas fezes. Trata-se de um exame laboratorial simples e que pode ser solicitado pelo médico clínico. Para as pessoas com maior risco pode ser necessária a realização de colonoscopia.