19 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Quando se deve tomar vacina da dengue?

Vacinação da dengue está disponível no SUS para alguns grupos e na rede privada para todos que desejarem pagar para tomar as doses

Vacina (Foto: Reprodução FreePik)

A vacina da dengue é distribuída pelo Ministério da Saúde aos governos dos estados, que fazem a redistribuição às prefeituras, seguindo o PNI (Programa Nacional de Imunizações). Na rede pública, a vacinação é restrita para as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Quando se deve tomar vacina da dengue?

O Ministério da Saúde recomenda que os pais levem seus filhos aos postos de saúde o mais breve possível para tomar a vacina da dengue. As crianças entre 10 e 14 anos concentram o maior número de internações causadas pela doença e foram escolhidas para tomar as doses.

A vacina também está disponível para compra na rede particular para o público entre 4 e 60 anos. As doses variam entre R$ 780 e R$ 980 e a procura é grande. Alguns laboratórios já registram falta da vacina.


Quais são os efeitos colaterais da vacina da dengue?

  • Dor de cabeça
  • Cansaço físico
  • As reações mais raras são: irritabilidade (em crianças), sonolência e perda de apetite.

Quem não pode tomar a vacina?

  • A vacina é contraindicada em caso de suspeita de dengue ou se o paciente tiver contraído a doença nos últimos seis meses.
  • Pessoas que tenham apresentado reações adversas após tomar a primeira dose da vacina também não devem tomar a segunda.
  • Imunossuprimidos.


Vacina não é emergencial

Diferentemente das doses da Covid-19, que foram produzidas em tempo recorde e a caráter emergencial, a vacina da dengue passou por todos os processos de estudos antes que sua utilização fosse liberada.


No Brasil, estão aprovadas a Qdenga, do laboratório japonês Takeda, e a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur.


A Qdenga está sendo usada pelo Programa Nacional de Imunizações, pois, diferentemente da Dengvaxia, pode ser aplicada em qualquer pessoa.


A vacina francesa só é recomendada para quem já teve dengue e só pode ser aplicada em pessoas com idade entre 9 e 45 anos. Já a japonesa pode ser aplicada entre 4 e 60 anos. Além disso, a francesa tem três doses, enquanto a Qdenga tem duas.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Por que Meca é sagrada? Cidade sofre com onda de calor

Compartilhe:
Leonardo Otranto, com supervisão da redação
Leonardo Otranto tem 22 anos, é nascido em Campinas e cursa jornalismo na ESAMC Campinas. Está em sua segunda passagem pelo Grupo EP, tendo adquirido experiência na central de Apuração da EPTV, no acidade on Campinas e atualmente, atua como estagiário no portal Tudo EP.
- Publicidade -
plugins premium WordPress