19 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que Meca é sagrada? Cidade sofre com onda de calor

Por causa de onda de calor, Meca já somou mais de mil mortes desde o início da peregrinação anual, na semana passada

Por causa de onda de calor, Meca já somou mais de mil mortes desde o início da peregrinação anual, na semana passada. (Foto: Reprodução/Pixabay)

Considerada sagrada pelos muçulmanos, Meca tem enfrentado uma tragédia durante a peregrinação anual, que começou na semana passada. Isso porque uma intensa onda de calor acomete a cidade localizada na Arábia Saudita, o que já resultou em mais de mil mortes. A informação foi divulgada pela agência de notícias AFP nesta quinta-feira (20).

Ao todo, 1.081 pessoas de diferentes nacionalidades não resistiram às altas temperaturas, que chegaram a passar de 50ºC. Um dos centros mais importantes do Islã, Meca é parte fundamental dos cinco pilares da fé islâmica. Por isso, a cidade atrai muçulmanos de todas partes do mundo para o Haji, período de peregrinação anual estabelecido de acordo com o calendário lunar.

LEIA TAMBÉM

Que horas começa a consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda?

O que a geração Z quer do trabalho

Por que Meca é sagrada?

Meca é sagrada para os muçulmanos porque é a cidade em que nasceu o profeta Maomé e onde se encontra a Caaba, um cubo que, segundo a religão, guarda a pedra negra que Deus teria eviado a Adão para a remissão dos pecados.

- Publicidade -

Neste ano, o Haji coincidiu com o início do Verão no Hemisfério Norte, quando a Arábia Saudita enfrenta uma onda de calor severa, que tem agravado as condições para os peregrinos.

O que também tem dificultado a situação é a quantidade de peregrinos em situação irregular. Ou seja, indivíduos privados de recursos e locais com ar-condicionado fornecidos pelas autoridades sauditas. Essa parcela é particularmente vulnerável às condições climáticas extremas e soma cerca de 630 das vítimas.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Qual é a igreja do pastor André Valadão?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress