13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Saiba quais os impactos de consumir água com agrotóxicos

Pesticidas são responsáveis por causar 70 mil intoxicações agudas e crônicas por ano e que evoluem para óbito

Um levantamento realizado pelo Repórter Brasil identificou uma mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos na água consumida em 210 cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Campinas (SP). Esses dados foram obtidos a partir de informações do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.

Segundo a reportagem, na maioria dos exames foi identificada uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. Porém, o texto ressalta que a regulação brasileira não leva em conta os riscos de interação entre os diferentes tipos de pesticidas.

De acordo com uma publicação da pasta, o Brasil vem sendo o país com maior consumo de agrotóxicos desde 2008, por conta do desenvolvimento do agronegócio no setor econômico. Estes produtos são responsáveis por causar 70 mil intoxicações agudas e crônicas por ano e que evoluem para óbito, em países em desenvolvimento, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Há ainda outros mais de sete milhões de casos de doenças agudas e crônicas não fatais também registrados. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Como funciona o LifeVac? 

- Publicidade -

Somatização: entenda conjunto de sintomas físicos agravado pelas emoções

 

Esse tipo de intoxicação pode causar uma série de doenças, levando em consideração o produto que foi utilizado, o tempo de exposição e quantidade de produto absorvido pelo organismo.

Ainda segundo o texto do Ministério da Saúde, a contaminação por agrotóxicos através da ingestão pode causar irritação da boca e garganta, dor de estômago, náuseas, vômitos e diarreia.

- Publicidade -

Há ainda outros efeitos crônicos que podem surgir, que são aqueles que aparecem após exposições repetidas a pequenas quantidades de agrotóxicos por um período prolongado:

– Dificuldade para dormir;
– Esquecimento;
– Aborto;
– Impotência;
– Depressão;
– Problemas respiratórios graves;
– Alteração do funcionamento do fígado e dos rins;
– Anormalidade da produção de hormônios da tireóide, dos ovários e da próstata;
– Incapacidade de gerar filhos, malformações e problemas no desenvolvimento intelectual e físico das crianças.

Também existem estudos que apontam grupos de agrotóxicos como prováveis e possíveis cancerígenos. Mas essa associação entre exposição a agrotóxicos e desenvolvimento de câncer ainda gera polêmicas, principalmente porque os indivíduos estão expostos a diversas substâncias, sem contar outros fatores genéticos. 

 

LEIA MAIS  

EUA enviam armas para Israel e Irã faz ameaças após escalada da guerra

https://www.tudoep.com/tudo-saude/NOT,0,0,1866673,somatizacao-entenda-conjunto-de-sintomas-fisicos-agravado-pelas-emocoes.aspx

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress