27 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

46 mil chaves Pix foram vazadas; entenda

Banco Central comunicou novo vazamento de dados, o sexto desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020

celular, pix
Dados protegidos por sigilo não foram comprometidos (Foto: Agência Brasil)

O BC (Banco Central) informou, nesta segunda-feira (18), que 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia (Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada) tiveram dados cadastrais vazados.

Segundo o BC, falhas pontuais no sistema ocasionaram o vazamento. Esta é a sexta vez desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

A instituição ainda informou que os dados cadastrais envolvidos no vazamento não interferem na movimentação de dinheiro. Completou dizendo que dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos. (leia mais abaixo)

LEIA MAIS

Pix bate recorde e ultrapassa 160 milhões de transações em um dia

GoPix: o que é o novo golpe?

- Publicidade -

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Histórico

Esse foi o sexto incidente de vazamentos de dados do Pix desde a criação do sistema, em novembro de 2020. Confira os casos passados:

- Publicidade -
  • Agosto 2021: ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banese (Banco do Estado de Sergipe). Inicialmente, o BC tinha divulgado que o vazamento no Banese tinha atingido 395 mil chaves, mas o número foi revisado mais tarde.
  • Janeiro 2022: foi a vez de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento terem informações vazadas.
  • Fevereiro 2022: 2,1 mil clientes da Logbank pagamentos também tiveram dados expostos.
  • Setembro 2022: dados de 137,3 mil chaves Pix da Abastece Aí (Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda.) foram vazados.
  • Setembro 2023: caso mais recente ocorreu quando 238 chaves Pix da Phi Pagamentos foram expostas.

Em todos os casos, foram vazadas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

*Com informações de Agência Brasil

**Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Qual é o horário de abertura dos portões do Lollapalooza 2024?

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress