A FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou, nesta sexta-feira (28), o Icom (Índice de Confiança do Comércio), que teve queda de 3,8 pontos entre setembro e outubro deste ano. O dado também bateu o menor nível desde julho deste ano, registando 98 pontos, em uma escala que vai de 0 a 200. O Índice da Situação Atual do setor, que mede a percepção dos empresários em relação ao atual momento, caiu 3,4 pontos, chegando a 102,3, menor nível desde maio. As seis atividades do comércio pesquisadas pela FGV tiveram queda na confiança.
O ICS (Índice de Confianças dos Serviços) também registrou queda, de 2,6, no período, chegando a 99,1, menor nível desde junho. O Índice da Situação Atual, que meda a percepção dos empresários em relação ao atual momento, caiu 3,4 pontos, chegando a 102,3, menor nível desde maio. O Índice da Situação Atual caiu 1,8 ponto, chegando a 100, e o Índice de Expectativas chegou a 98,2%, queda de 3,5 pontos.
LEIA MAIS
Taxa de desemprego fica em 8,7% no trimestre até setembro, afirma IBGE
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 130 milhões
IGP-M
A FGV também divulgou o IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) de outubro, que registrou deflação (queda de preços) de 0,97%. O índice já vinha de queda, de 0,95%, em setembro. O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que avalia o atacado, teve deflação de 1,44% em outubro, ante uma queda de preços de 1,27% em setembro.
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) foi outro subíndice que apresentou queda na taxa de setembro para outubro. Apesar disso, continuou registrando inflação. A taxa passou de 0,10% em setembro para 0,04% em outubro. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mede o varejo, teve inflação de 0,5% em outubro, após registrar deflação de 0,08% no mês anterior. (Com informações da Agência Brasil)
LEIA TAMBÉM
Dia de jogo do Brasil na Copa é feriado? Entenda o que diz a lei