15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

5 dicas simples e importantes para uma vida financeira melhor

5 dicas simples e importantes para uma vida financeira melhor

Que as listas fazem parte do dia a dia das pessoas, não é novidade.
Agora, o conteúdo que você dedica a cada uma das tarefas ali colocadas, pode fazer toda a diferença.

Por isso, reunimos cinco dicas simples, mas importantes, que você deve incluir na sua lista diária e no planejamento da sua vida financeira. Ah, importante: cada dica pode resultar em outros novos tópicos e ideias. Com elas, organize suas próprias listas de tarefas e hábitos. O resultado você pode compartilhar com a gente lá no Instagram do Dinheiro com Você – 

1. Tenha uma mentalidade de aprendizado

A forma como você foi educado, os locais onde você viveu, as pessoas com quem você andou, os livros que você leu, os locais onde você trabalhou. Tudo isso e muito mais, foram relevantes para formar quem você é hoje.

E junto com essa “formação”, você estabeleceu regras, princípios, valores, pensamentos, que terminam por ditar a maneira como você faz praticamente tudo na sua vida, em especial como você faz suas escolhas.

Não se fixe nesses pensamentos o tempo todo. Permita-se experimentar coisas novas, aprender outros pontos de vista, viver em novos lugares, conviver com outras pessoas (de preferência que sejam melhores do que você em vários aspectos).

Assim você vai manter sua mente mais aberta e isso irá te ajudar a encontrar novas formas, novos caminhos, novos conhecimentos, para realizar aquilo que você deseja.

2. Crie o hábito de controlar o seu orçamento

- Publicidade -

Uma vida financeira organizada é tão importante quanto ganhar dinheiro. Na verdade, se você ganhar dinheiro e não controlar a forma como esse dinheiro é usado, as chances de fracasso são bem grandes.

Não importa se é um caderninho, planilha de Excel ou aplicativo de celular. O importante é o hábito de registrar cada gasto, incluindo a descrição, a data e o valor. Se quiser categorizar (alimentos, vestuário, transporte, saúde) melhor ainda.

No fim de cada mês, faça uma análise geral de como você usou o seu dinheiro. Essa informação é fundamental para você seguir em frente ou fazer os ajustes necessários para fechar o próximo mês no positivo.

3. Não há nada errado em você ser ambicioso

- Publicidade -

Muita gente entende a ambição como algo negativo. Até confundem ambição com ganância. Ambição, numa definição mais pura, é o desejo forte de alcançar algum objetivo. Nesse sentido, é bom ser ambicioso. Esse sentimento move você para fora da zona de conforto.

Tem uma frase do famoso pintor, escultor, poeta, anatomista e arquiteto Michelangelo, que diz que “o problema com a maioria não está em mirar muito alto e errar, mas sim em mirar muito baixo e acertar”.

Ser ambicioso é bom, mas use sempre a sua ambição com ética e respeito, construindo ótimos relacionamentos ao longo da vida.

4. Valorize o seu dinheiro

Dar valor ao dinheiro, que é o resultado do seu trabalho, do seu conhecimento, das suas habilidades, vai além de gastar com sabedoria. Investir e multiplicar esse dinheiro também é dar valor a ele.

E para multiplicar, você já sabe: tem que gastar menos do que você ganha e investir essa diferença. Se o dinheiro é pouco, melhor usá-lo para gerar renda extra, fabricando ou revendendo produtos. Se o tempo é curto, melhor aplicar no mercado financeiro. Ou aça as duas coisas.

Seja como for, busque um equilíbrio entre gastar com sabedoria e multiplicar com inteligência. Dessa forma você vai alcançar seus objetivos com mais velocidade e de forma perene.

5. Valorize a si mesmo

O que você está fazendo para investir em você? Quantos livros você leu nesse último mês? Cursos presenciais ou online você está fazendo nesse semestre? Quanto conhecimento útil você obteve nos últimos 100 dias?

Essas perguntas precisam ter respostas concretas e contáveis. Conhecimento é a única coisa que ninguém jamais terá condições de roubar de você. Conhecimento é o que faz você gerar valor para a sociedade, que por sua vez te paga por isso.

Além de habilidades técnicas, adquira também habilidades comportamentais. Aprenda a dominar suas emoções, a falar bem, a negociar com excelência, e por aí vai. Você é o seu maior ativo. Cuide bem de você!

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress