Quando um investidor começa a sua jornada de compra de ações na bolsa de valores, como parte de sua estratégia de investimentos, muitos termos novos passam a fazer parte do seu vocabulário.
Um desses termos é Small Cap. E nesse texto você vai aprender o que isso significa e qual o papel das Small Caps numa carteira de investimentos.
O que é Small Cap?
Small Caps são uma classe de empresas negociadas na bolsa de valores, que possuem menor valor de mercado.
Explicando de outra forma, são o grupo de pequenas companhias de capital aberto, com baixa capitalização de mercado, quando comparadas com o restante das outras companhias listadas na bolsa de valores (que são chamadas de Big Caps).
E aqui aparece um outro termo que precisa ser entendido: capitalização de mercado. Market Cap (em inglês) ou capitalização de mercado, é o valor total de mercado de uma companhia. É a multiplicação entre a quantidade de ações da empresa pelo valor de cada ação.
LEIA MAIS
Inflação oficial de 2022 fecha em 5,79%, segundo IBGE
Benefícios do INSS terão reajuste de 5,93%; teto chega a R$ 7,5 mil
De forma geral, a capitalização de mercado significa a quantidade, em dinheiro, necessária para comprar todas as ações de uma empresa a preço de mercado.
E qual é a relevância disso para o investidor? É que a capitalização de mercado fornece uma boa ideia da dimensão da companhia. É um indicador que mostra se a empresa está crescendo ou diminuindo de valor ao longo do tempo.
E do ponto de vista de investimento, as Small Caps que estão com capitalização de mercado crescente, são empresas que têm melhores chances de se tornar um dia uma Big Cap.
E se isso acontecer, significa que as ações da empresa terão se valorizado bastante, e isso se traduz em lucro ou aumento de patrimônio para os investidores.
Leitura sugerida: A importância da disciplina para quem quer controlar os gastos
Small Caps e a questão da liquidez
Outro conceito importante nos investimentos, não apenas em ações mas em qualquer outro tipo de ativo financeiro é a liquidez.
Liquidez é a facilidade que você tem para vender seus ativos no momento que desejar, transformando-o em dinheiro. Quanto mais fácil for esse processo, mais líquido é o ativo.
No caso das Small Caps, você pode medir a liquidez através do volume diário de negociação das ações. Essa informação é de fácil acesso através do home broker, que é a interface que liga você à bolsa de valores, para que você possa comprar e vender ações.
Uma coisa interessante para você saber: mesmo se a capitalização de mercado de uma empresa listada na bolsa for alto, mas o volume de negociações for baixo, as ações dessa empresa serão também consideradas como pertencentes ao grupo das Small Caps.
Então, um resumo até aqui: ações com capitalização baixa e/ou liquidez baixa = Small Cap.
Riscos ao investir em Small Caps
Recordando uma máxima nos investimentos: alta rentabilidade pressupõe maior disposição para correr riscos. E menor disposição para correr riscos pressupõe baixa rentabilidade nos investimentos.
Então, quando nos deparamos com uma Small Cap que tem baixa capitalização de mercado e baixa liquidez, estamos diante de uma oportunidade de lucros ou de um perigo de perder dinheiro se a empresa não decolar?
As duas coisas. E o que devemos fazer? Não existe uma resposta simples. Cada pessoa tem um apetite ao risco. Mas quando os riscos são altos, pense assim: se algo der errado e eu perder todo esse dinheiro, isso vai me colocar numa situação complicada ou não?
Se a resposta for sim, fique fora. Se a resposta for não, ainda assim busque o máximo de informações sobre a empresa para correr um risco o mais calculado possível. E considere colocar uma quantia pequena de dinheiro nesses investimentos de alto risco.
Conteúdos exclusivos: Inscreva-se gratuitamente no nosso canal no Telegram
Lembrete sobre crescimento patrimonial e enriquecimento
Aqui encerramos o assunto das Small Caps, mas antes de finalizar tem um lembrete importante que quero recordar com você:
Enriquecer é um processo normalmente lento, e até entediante. É aquela frase popular: “devagar e sempre chegamos lá”.
Portanto, muito cuidado se você for tentar “atalhos” para acelerar esse processo. Junto com eles vem também a possibilidade de algo dar errado. E nesse caso você pode ficar numa situação pior do antes.
Respeite sempre o seu perfil de investidor e faça um exame cuidadoso sobre os riscos que você aceita correr ao investir. Isso vale não apenas para ativos do mercado financeiro, mas para qualquer tipo de investimento que nos deparamos na vida.
E por enquanto é isso. Sucesso na sua caminhada financeira!
LEIA TAMBÉM
Poços de Caldas: veja 4 dicas do que fazer na cidade do Sul de Minas