15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Transferência DOC vai acabar? Entenda

Decisão surge em meio a um crescente uso do Pix, que oferece a transferência instantânea

 

 

Na última quarta-feira (30), o Santander surpreendeu ao anunciar o encerramento das transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito). Seguindo os passos do Itaú, que já havia eliminado o serviço em janeiro, o banco antecipou a decisão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que planejava eliminar o DOC até 2024. 

Essa mudança acontece em um momento em que o Pix se torna a opção preferida dos brasileiros para transações financeiras, enquanto o DOC se encontra em declínio. De acordo com dados da Febraban, com base no Banco Central, o DOC representou apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações realizadas em 2022, ficando atrás de métodos como cheques e boletos. 

Com a antecipação do Itaú e do Santander, surge a dúvida: até quando o DOC estará disponível? 

O Banco do Brasil já comunicou seus clientes sobre o encerramento antecipado do serviço. Pessoas físicas poderão enviar e agendar DOCs até 15 de outubro, enquanto pessoas jurídicas terão até 15 de janeiro. 

Por outro lado, Caixa e Bradesco seguirão o cronograma estabelecido pela Febraban. Isso significa que a realização de transferências via DOC continuará disponível até 15 de janeiro, com efetivação até 29 de fevereiro de 2024.  

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 

MEI: saiba como emitir notas fiscais pelo sistema nacional 

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da 123Milhas

Mas, e quanto ao recebimento de DOCs? 

- Publicidade -

Mesmo após o encerramento do serviço pelos bancos, os clientes continuarão a receber transferências via DOC normalmente em suas contas, como confirmado pela Febraban. Isso se manterá até que a modalidade seja totalmente extinta pelo mercado. 

Os bancos têm até 29 de fevereiro de 2024 para encerrar completamente as operações via DOC, levando em consideração “a necessidade de os bancos não emissores manterem seus sistemas de recebimento ativos para processar DOCs”, conforme informou a Febraban. 

 

LEIA MAIS 

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 42 milhões

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress