Uma exposição de arte que destaca a tradição cultural e religiosa do estado na montagem de presépios e lapinhas durante a temporada natalina irá ocorrer em São Paulo a partir do dia 02 de dezembro. “A Tradição Paulista de Presépios” é uma parceria do Massp (Museu de Arte Sacra de São Paulo), com a instituição da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e o Metrô Companhia do Metropolitano de São Paulo.
A exposição, que estará disponível até dia 07 de janeiro na Sala MAS/Metrô, na estação Tiradentes, abrange diversas técnicas utilizadas na produção artesanal de presépio, ampliada a partir dos concursos promovidos pela Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo) durante a década de 1970.
Na exposição, diversos materiais servem de suporte para as representações do nascimento de Jesus, resultando em 23 conjuntos distintos expostos com características únicas.
VEJA TAMBÉM
Brasil pretende reduzir até 53% das emissões de gases nocivos ao meio ambiente até 2030; entenda
Amazônia apresenta pior índice de queimadas em outubro e será tema na COP28
Ramon Vieira, coordenador da exposição, destaca a influência portuguesa na produção dos primeiros presépios: “esta tradição santeira, hoje representada pelos figureiros do Vale do Paraíba, é um testemunho vivo da expressão artística e religiosa que perdura ao longo dos anos”.
A exposição também conta com pinturas, esculturas e objetos que demonstram a variedade de técnicas empregadas pelos artesãos, proporcionando ao público uma experiência única e enriquecedora “A pluralidade e abundância de materiais são testemunhos da criatividade dos artistas paulistas na interpretação da tradição natalina”, finaliza Ramon Vieira.
A tradição da produção presepista no Brasil, enraizada a herança portuguesa, que encontrou no barro tupiniquim o suporte para sua plasticidade, consolidando-se ao longo dos séculos, especialmente no Vale do Paraíba paulista. O padre jesuíta José de Anchieta, recém-chegado ao país, é mencionado por estudiosos como um dos pioneiros na confecção de pequenos presépios de barro com os indígenas.
VEJA MAIS