Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Vacina pentavalente está em falta nos postos de saúde

A imunização protege contra difteria, tétano, meningite, coqueluche e hepatite B

| ACidadeON/Araraquara

Vacina aplicada em bebês está em falta em Araraquara (Foto: Divulgação)
 
A vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, meningite, coqueluche e hepatite B, está em falta na maioria dos postos de saúde de Araraquara.  

Desde junho, a cidade não recebe regularmente as doses que devem ser aplicadas em bebês aos 2, 4 e 6 meses de idade.  

"No mês de junho a gente não recebeu, em julho recebeu 700 doses, agosto não recebeu e em setembro nada ainda", afirma a gerente de Vigilância Epidemiológica, Mariana Câmara.  

O Ministério da Saúde informou que a falta das vacinas ocorreu porque lotes do medicamento foram rejeitados. A estimativa é que a situação comece a ser regularizada a partir deste mês.  

A orientação para os pais das crianças que não conseguiram ser vacinadas é que continuem procurando as unidades de saúde para saber se o medicamento ficou disponível.  

Lotes reprovados
O Ministério da Saúde informou que os lotes mais recentes da pentavalente recebidos do laboratório Biologicals E Limeted India foram reprovados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e solicitou a não distribuição das doses e exigiu a substituição dos lotes à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).  

Em julho, o Ministério da Saúde encaminhou mais de 400 mil doses da vacina do laboratório Serum Índian, sendo que 88 mil para o estado de São Paulo.  

O Ministério da Saúde disse ainda que recebeu uma parcela dos novos lotes em agosto, está em análise pelo INCQS.  

"Assim que o instituto finalizar a avaliação de qualidade, as vacinas serão encaminhadas à população. A previsão é que a distribuição da vacina pentavalente comece a ser normalizada a partir deste mês (setembro)", afirma a nota.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON