Aguarde...

cotidiano

Pelo mau tempo, voo da Azul deixa de pousar em Araraquara

Cerca de 70 passageiros foram levados de ônibus até o aeroporto de Viracopos

| ACidadeON/Araraquara

 

Na tarde desta segunda-feira (10), mais um voo da companhia aérea Azul não conseguiu pousar no Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Araraquara. É a terceira vez que o problema ocorre. O motivo é o mesmo das outras duas vezes: o mau tempo. 

Com o ocorrido, o avião que decolou às 14h10 de Campinas com destino a Araraquara nem chegou a realizar manobra de pouso e seguiu direto para o Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes. Cerca de 70 passageiros aguardavam a chegada do voo 4394 da companhia, que decolaria de Araraquara para Campinas às 15h30. 

Os passageiros que aguardavam foram informados perto das 15h, por funcionários da Azul, que a aeronave tinha mudado a rota devido à falta de visibilidade. A empresa disponibilizou dois ônibus para levar os passageiros até Campinas.
A reportagem procurou a Azul, e por meio de nota a empresa informou que "em função das condições meteorológicas adversas em Araraquara na tarde de hoje, a Azul precisou alternar o voo AD4394 (Campinas-Araraquara) para o aeroporto de Ribeirão Preto e também cancelar o voo AD4395 (Araraquara-Campinas). A companhia ressalta que prestou toda a assistência a seus Clientes, conforme prevê a resolução 400 da Anac e ofereceu transporte terrestre aos Clientes que desembarcaram em Ribeirão Preto até Araraquara e reacomodará em voos da própria empresa os clientes que embarcariam rumo a Campinas. A Azul lamenta os aborrecimentos causados, mas reforça que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações", conclui o texto. 

Saguão do aeroporto ficou tomado por passageiros de voo cancelado (Foto: Rafael de Paula/CBN Araraquara)

Aprovação
De acordo com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o aeroporto "Bartolomeu de Gusmão" é homologado para receber voo visual e também por instrumentos (IFR), tanto diurno, quanto noturno.  

No entanto, para a realização de voos especificamente da aeronave ATR -72, modelo utilizado pela Azul Linhas Aéreas, em Araraquara, a Anac concedeu a aprovação somente em condições meteorológicas visuais (VMC).  

Passageiros foram transportados de ônibus (Foto: Rafael de Paula/CBN Araraquara)


Mais do ACidade ON