Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Com ponte interditada, agricultores não conseguem escoar mercadoria

Com ponte 'dos Machados' interditada e estradas de terra intransitáveis, devido a chuva, comerciantes estão de 'mãos atadas'

| ACidadeON/Araraquara

Com ponte interditada, agricultores não conseguem escoar mercadoria
Desde que a secretaria de Obras e Serviços Públicos esteve na ponte "dos Machados", no dia 28 de janeiro, e anunciou uma obra emergencial pra conter o asfalto que estava cedendo, o trecho ficou interditado para caminhões.

A medida tem prejudicado os assentados e agricultores que não conseguem escoar mercadoria. Alguns moradores, como Fernando Veiga, questionam o tráfego de veículos pesados pelo local. "Passa ônibus por aqui e eles são mais pesados que meu caminhãozinho 3/4. Não entendo como funciona essa proibição, o que é e o que não é permitido".  

Buracos começam a surgir na ponte 'dos Machados' (Foto: Arquivo pessoal)
O comerciante Silvio Basso também denuncia o mesmo problema. "Passam ônibus com mais de 15 toneladas, com 30 ou 40 alunos dentro. Mas caminhão ¾ que pesa entre quatro e cinco toneladas não deixam passar. São dois pesos e duas medidas, pois ônibus passa e caminhão não", ressalta.
 
Chuva
Outro fator que tem prejudicado os agricultores são as chuvas, já que o volume de água vem deixando as rotas alternativas - estradas de terra - intransitáveis, .

"Hoje pela manhã não tinha como nem passar pela ponte do Jacaré, pois a água estava passando por cima. O único lugar que a gente poderia passar era aqui, ou seja, se eles fecham aqui, eu não consigo ir para lugar nenhum", conta seu Fernando Veiga.   
  
Para comerciante Silvio Basso, a situação é preocupante, e que os agricultores estão de "mãos atadas". "Está tudo interditado, é muita chuva e está tudo parado", ressalta.

A situação da ponte dos Machados que tem se agravado com as chuvas porque o nível do córrego do ouro aumenta e o trecho fica alagado.

Trecho preocupa motoristas que acessam a via no bairro dos Machados (Foto: Milton Filho/CBN Araraquara)
No dia 28 de janeiro, o prefeito Edinho Silva esteve no local acompanhado da equipe técnica da prefeitura. Em vídeo compartilhado em rede social, ele falou sobre a estrutura da ponte e voltou a garantir que a parte estrutural está intacta.
 
Resposta
Por meio de nota, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana informa que está proibido o tráfego de veículos de carga no local e estão permitidos os veículos de passageiros. Os ônibus se enquadram na segunda categoria. Essa decisão foi tomada em cima de estudos técnicos feito por engenheiros no local.

Ainda segundo a coordenadoria, a Prefeitura de Araraquara e a Defesa Civil do Estado, está elaborando um projeto para realizar as adequações necessárias no local. Depois de finalizado o projeto deve ser dado início a fase de licitação.


Mais do ACidade ON