Publicidade

cotidiano

Tourinho Filho recebe título de professor emérito em Araraquara

Docente de Processo Penal encerrou carreira após 50 anos como titular na Uniara

| ACidadeON/Araraquara -

Tourinho Filho recebeu título de professor emérito de reitor da Uniara (Foto: Divulgação)
 

  


A entrega do título de professor emérito para Fernando da Costa Tourinho Filho, na Universidade de Araraquara (Uniara), quarta-feira (25), marcou a despedida do docente de sua carreira acadêmica. Ele atuava na instituição de ensino desde fevereiro de 1972. 


Aos 95 anos, Tourinho Filho dedicou os últimos 50 como professor de Processo Penal em Araraquara. A homenagem realizada pela universidade reuniu personalidades jurídicas, políticas e lotou o auditório principal da unidade 1, no Centro da cidade. 


Durante o evento, um vídeo (clique e assista na íntegra) apresentou mensagens de ex-alunos de todas as turmas nas quais Tourinho lecionou. Também houve a participação ao vivo de uma de suas filhas, Luiza Fernanda da Costa Tourinho.  

 

LEIA TAMBÉM 

Tourinho Filho: uma história de amor pelo Direito e o ensino


Em seu discurso, o reitor da universidade, Luiz Felipe Cabral Mauro, ressaltou a relevância de Tourinho Filho para o direito brasileiro e sua importância para o crescimento da Instituição. Segundo Cabral Mauro, foi uma alegria ter Tourinho Filho como docente desde 1972. 


"Ele deu sua vida à escola e temos, por ele, um amor muito grande. Muitas gerações passaram por suas mãos, e vemos isso nesse evento, com o público presente. É uma honra dar a ele esse título de professor emérito", disse.  

Homenagem a Fernando da Costa Tourinho Filho lotou auditório em universidade de Araraquara (Foto: Divulgação)
 



A trajetória de Tourinho Filho foi reforçada pelo coordenador do curso de Direito, Fernando Passos. Ele relembrou que o docente é o mais antigo do curso da instituição e responsável pela formação de muitas gerações na cidade de Araraquara.

"O professor Tourinho é o nosso ícone. É o mais antigo do curso de Direito, está há exatos cinquenta anos lecionando e sempre foi nossa referência, seja na instituição, seja no país. É o Brasil todo que está representado nessa homenagem", afirmou.

Com uma fala que emocionou o público presente, Tourinho Filho agradeceu a homenagem recebida pela universidade e adiantou que vai sentir saudades por deixar as aulas em Araraquara. O discurso foi ovacionado por todos que estavam no auditório.

"Vem a saudade que começo a sentir a partir de agora ao deixar a minha querida Uniara. Agradeço as homenagens, a presença dos meus familiares, e aqui fica simplesmente o meu agradecimento com a alma deitada no chão. Despeço-me de todos vocês. Muito obrigado por tudo", declarou Tourinho Filho.

Publicidade