- Publicidade -
CotidianoRetrospectiva 2023: morte no pedágio, ataque em hospital, avião interceptado e feminicídio

Retrospectiva 2023: morte no pedágio, ataque em hospital, avião interceptado e feminicídio

Relembre os assuntos que movimentaram a polícia de Araraquara e região ao longo deste ano

- Publicidade -

Até novembro deste ano, Araraquara registrou 18 mortes em acidentes de trânsito, segundo dados atualizados pelo InfoSiga – banco de dados do governo paulista. O número representou queda de 48,5% em relação ao ano passado.

Um dos casos foi registrado na praça do pedágio da Rodovia Washington Luís (SP-310), entre Araraquara e Matão, no dia 6 de abril, quando um caminhão desgovernado atingiu uma das cabines e matou a funcionária Marucia Lemos de Souza, de 52 anos.

- Publicidade -

O caminhoneiro Deny Wesley Silveira da Cruz, 35, foi socorrido para a Santa Casa, mas não resistiu e morreu duas semanas depois.

Gael Benicio Garcia Nardim foi encontrado sem vida após acidente de carro (Foto: Arquivo Pessoal)

Outro acidente grave resultou na morte de Gael Benício Garcia Nardim, de um ano e oito meses, no dia 6 de setembro, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255). O corpo do garoto foi localizado horas depois no porta malas do veículo.

Gael estava na cadeirinha no banco traseiro do veículo, que era conduzido pelo seu pai, 22. O carro bateu de frente com uma caminhonete.

Todas as vítimas foram socorridas, exceto a criança, que não foi localizada pelas equipes de resgate. Na ocasião, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que abriu um procedimento para investigar a conduta dos agentes.

Crime aconteceu dentro do Hospital de Américo Brasiliense (Foto: Walter Strozzi/ acidade on)

Ainda no primeiro semestre, a região ficou em alerta, após um ataque a facas, dentro do Hospital Municipal “José Nigro Neto”, no Centro de Américo Brasiliense, no dia 7 de abril. Seis pessoas, de 42 a 60 anos, foram esfaqueadas.

- Publicidade -

De acordo com a SSP (secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o homem, que foi morto pela PM, entrou desorientado e atacou a recepcionista e outros funcionários que tentaram contê-lo.

Avião interceptado pela FAB transportava 400 quilos de cocaína (Foto: Cairo Oliveira/ EPTV)
Avião interceptado pela FAB transportava 400 quilos de cocaína (Foto: Cairo Oliveira/ EPTV)

Em Matão, uma ação conjunta da Polícia Federal, Força Aérea Brasileira e Polícia Militar de São Paulo interceptou um avião carregado com cocaína, no dia 26 de julho.

A aeronave partiu do Paraguai e tinha como destino a região de Araraquara e transportava cerca de 400 kg da droga.

Walter Delgatti Neto embarcou em avião da PF que decolou para Brasília na manhã de 16 de agosto (Foto: Milton Filho/ acidade on)

Em agosto, o haker Walter Delgati Neto, o Vermelho, foi preso pela Polícia Federal durante a Operação 3FA, que investiga a invasão dos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão.

No dia 16 do mesmo mês, Vermelho foi levado para Brasília em um avião da PF para prestar depoimento. Na ocasião, o advogado Ariovaldo Moreira disse que Delgatti estava disposto a colaborar, mas temia pela própria vida.

Corpo de adolescente foi encontrado no antigo Tropical Shopping (Foto: Gabriela Martins/ acidade on)

Ao longo deste ano, Araraquara também registrou nove homicídios. O número é 10% em relação aos 10 casos do ano passado, de acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública.

Dentre os casos mais chocantes está o da adolescente Júlia Peixoto Machado, de 13 anos. O corpo da garota foi localizado no dia 10 de outubro, no antigo Tropical Shopping, em Araraquara.

Segundo o delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Gustavo Maio, o crime foi praticado por outro adolescente, 14, que alegou “impulsividade”.

Em novembro, a Vara da Infância e Juventude de Araraquara determinou que o adolescente continuaria internado compulsoriamente por tempo indeterminado.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -