Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Economia

Metade dos comerciantes está otimista com a Black Friday

Expectativa é vender 5% a mais que o mesmo período do ano passado; data ainda duela com o Natal e é forte na venda de eletrônicos

| ACidadeON/Araraquara

Black Friday movimenta o comércio de Araraquara (Foto: Arquivo/ON)
 
A Black Friday, data conhecida pelas promoções e por inaugurar a temporada de final de ano está sendo muito esperada. Este ano será no próximo dia 29 de novembro, sexta-feira. Em Araraquara, metade dos comerciantes acredita na melhora das vendas e o crescimento previsto em relação a 2018 é de 5%. 

Antonio Deliza Neto, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, reforça que o comércio está otimista. "A expectativa é muito boa. Não vai haver uma venda com aumento muito significativo, mas o aumento é positivo, tendo em vista que desde 2014 isso não acontece", diz ele.  

O Núcleo de Economia do Sincomercio de Araraquara entrevistou empresários de oito segmentos, incluindo vestuário e acessórios, óticas, eletrônicos, bolsas e calçados entre outros, com o objetivo de avaliar a percepção dos comerciantes para a Black Friday.  

A pesquisa revelou que 50% dos comerciantes preveem melhoras nas vendas, enquanto 45% esperam movimento igual ao ano anterior. Já 5% dos empresários presumem um nível de vendas pior em relação ao mesmo período do ano passado, justificados pelo fraco crescimento da renda das famílias e o aumento da inadimplência.  

Estratégias
O estudo do Sincomércio revela ainda que entre as medidas estratégicas adotadas para elevar o nível de vendas das empresas estão as promoções e publicidade (75%), enquanto brindes, descontos e outras formas de atrair os clientes totalizaram 25%.  

A forma mais utilizada como meio de pagamento para a data é o cartão de crédito (56%) seguido do pagamento a vista em dinheiro ou débito (24%), já o carnê e cheques totalizaram 20%.  

Black Friday X Natal
Os comerciantes ainda estão estabelecendo uma relação entre a Black Friday e o Natal. Como as datas são muito próximas, na avaliação de Deliza, as vendas estão divididas.  

"A Black Friday vem com muita força próximo ao Natal focado em eletrônicos e na internet, então derruba um pouco as vendas de Natal, porque existe uma antecipação de algumas compras", finaliza.  
 
Horário especial 
Para dar mais oportunidades aos consumidores, no dia 29, o comércio de rua funcionará em horário estendido até às 22h.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON