Aguarde...

ACidadeON

Voltar

divirta-se

Projeto leva população para as ruas para conhecer as pegadas de dinossauros

Desde 2008 Araraquara tem um mapa com 676 endereços de pegadas de dinossauros, mamíferos e rastros de invertebrados

| ACidadeON/Araraquara

Projeto leva a população para conhecer as pegadas de dinossauros (Foto: Divulgação/Geralda Viana)
Com a intenção de levar a população para as ruas para conhecer e verificar as condições de conservação dos 576 endereços mapeados em 2008 como tendo pegadas de dinossauros em Araraquara, neste sábado (27), haverá mais uma atividade interativa do projeto "As Pegadas da Minha Rua".  

A Fundação Araporã em parceria com o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) realiza mensalmente o projeto, que implica em um ciclo de percursos pela cidade a fim de identificar pegadas de dinossauros, mamíferos e rastros de invertebrados, datadas com aproximadamente 135 milhões de anos, presentes nas calçadas de arenito.  

Os participantes recebem um kit para a realização da atividade e aprendem como os paleontólogos trabalham, coletando dados que possibilitam identificar os animais produtores das pegadas, suas características e o contexto em que estão inseridas.  

A atividade é desenvolvida pelas integrantes do GEMP (Grupo de Estudos em Museologia e Patrimônio) da Fundação Araporã, a partir do Programa de Capacitação Técnica e Curadoria de Acervos Musealizados, realizado pela Fundação Araporã em parceria com o MAPA. Integram a equipe: Josiane Kunzler (coordenadora do GEMP; tem formação em Biologia (UFG), mestrado em Geologia (área da Paleontologia) pela UFRJ e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO), Débora de Souza Simões (cientista social pela UNESP/Araraquara e mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara) e Natália Carvalho de Oliveira (cientista social pela UNESP/Araraquara e mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara).  

De acordo com a equipe, as atividades propostas são essenciais para aproximar a população do patrimônio paleontológico de Araraquara, reconhecido mundialmente, e que este ano ganhou uma nova proteção com a criação da Lei Municipal nº. 9.503, publicada no dia 18 de março desse ano. Assim o Museu de Arqueologia e Paleontologia tem um papel importante na salvaguarda deste patrimônio.  

Ainda, a equipe lembra que a Fundação Araporã, responsável pela execução do projeto, prevê o lançamento de um mapa atualizado com os patrimônios de Araraquara incluindo os endereços das principais pegadas. Esse mapa deve ser entregue na ocasião de comemoração do aniversário do Museu, em dezembro.  

A atividade gratuita neste sábado (27) acontece das 10h às 12h, com o encontro em frente à Igreja Santo Antônio, na Vila Xavier. Os interessados em participar do evento devem fazer a inscrição antecipadamente, no MAPA, presencialmente ou pelo telefone. O MAPA está localizado na Rua Voluntários da Pátria (rua 5), nº 1485. O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 9h15 às 17h, e aos sábados, das 9h30 às 11h45. O fone para contato é o: (16) 3332-4933.

Serviço:
"As Pegadas da Minha Rua"
Local: em frente à Igreja Santo Antônio (Vila Xavier)
Data: sábado (27 de julho)
Horário: 10 horas
Inscrições antecipadas no MAPA (Rua Voluntários da Pátria, 1485 Centro) ou pelo fone: (16) 3332-4933
Grátis

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON