- Publicidade -
BairrosSementes do Amanhã: conheça a importância de centros educacionais no Jardim Monte Cristo

Sementes do Amanhã: conheça a importância de centros educacionais no Jardim Monte Cristo

Mais de 60 crianças são atendidas em tempo integral no Instituto Educacional Sementes do Amanhã; conheça a história do espaço

- Publicidade -

“Em 2019, começamos com apenas uma criança matriculada”, quem afirma é Mariana Costa, diretora do IESA (Instituto Educacional Sementes do Amanhã), que fica no Jardim Monte Cristo, em Campinas. “Atualmente, temos 63 crianças matriculadas em período integral. Estamos com um planejamento para expandir para 78 no próximo ano”.

A creche Sementes do Amanhã tem uma história recente em um bairro que já soma 26 anos de existência. O Instituto, localizado na Avenida Carlos Stella Neto, nasceu através de uma vontade comunitária dos moradores.

- Publicidade -

“Este é um espaço que não estava sendo utilizado. E a gente se uniu para discutir o que poderia ser feito para melhorar no bairro”,

afirma Mariana.

Entre ideias e mais ideias, o grupo concordou que mais um espaço para abrigar crianças seria o melhor caminho. “Aqui no bairro, temos duas escolas que atendem um público de mil crianças e os próprios moradores indicaram que não era o suficiente e que precisaríamos de mais um espaço”, diz.

Segundo a diretora, o próprio comércio local também auxilia as atividades no Instituto. “Vale lembrar que, antes desse projeto existir, nós já tínhamos, neste espaço, um projeto de assistencialismo, no qual doamos alimentos e ajudamos famílias necessitadas”.

Em 2023, houve uma nova conquista: foi firmado uma parceria com a Secretaria de Educação de Campinas. Desde então, o sonho em construir uma educação de base forte, além de fortalecer o senso comunitário no bairro seguem presentes no Sementes do Amanhã.

No instituto, as atividades começam cedinho, logo às 7h, com o acolhimento das crianças e famílias. Em seguida, iniciam-se as atividades propostas pelas professoras em sala de aula. O café da manhã é servido logo após. Ao final do período da manhã, as crianças são servidas com o almoço e há o momento da soneca. O período seguinte conta com o café da tarde, mais um momento de vivência com as professoras, a janta e a despedida, às 17h. 

UM CENTRO DE TRANSFORMAÇÃO E ACOLHIMENTO

Instituto Educacional Sementes do Amanhã conta com 63 crianças matriculadas no Jardim Monte Cristo, em Campinas (Foto: Tudo EP)

Mariana tomou o cuidado de mostrar os ambientes do IESA. Entre salas de recreação e um refeitório, ela alcançou o parque na parte de trás do Instituto. É por lá que as crianças costumam brincar ao ar livre. 

- Publicidade -

“Aqui nós participamos de diversas atividades em parceria com a comunidade do Monte Cristo”, diz. “São eventos comunitários e ações voltadas ao Dia das Crianças e também em doação de cestas básicas”, afirma. A fala da diretora revela uma característica bastante fundamental do Instituto: as ações, que ela considera transformadora, vão muito além dos muros e portão do espaço.

“A comunidade escolar transpassa esses muros. E isso nos dá forças para continuar essa trajetória”,

pontua.

Antes de se despedir, Mariana revelou o que a motivou a fazer parte de tudo aquilo. “Eu cresci em uma creche na minha infância e eu sempre admirei uma professora em uma época em que não se falava tanto de acolhimento”. diz. “Eu tinha um exemplo e cresci com a vontade de também ser uma educadora”.

Anyevellen faz parte dos colaboradores do Instituto. Ela iniciou os trabalhos em 2021. “Aqui, eu estou há quase dois anos e conheci quando ainda era um projeto voluntário”. Para ela, há um misto de orgulho e felicidade ao observar o que o lugar se tornou. “Aqui cresceu muito e é maravilhoso. Eu espero que só aumento e traga cada vez mais alegria a todos”.

OUTROS CENTROS EDUCACIONAIS DE REFERÊNCIA NO BAIRRO

De acordo com a Prefeitura Municipal, a Fumec (Fundação Municipal para a Educação Comunitária) e o Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas) também realizam alguns trabalhos notáveis na área educacional. No Jardim Monte Cristo há uma “carreta da educação” na rua Wadi Abdala Gnatos.

O projeto leva cursos de qualificação profissional nas áreas de Auxiliar de Recursos Humanos Básico, na parte da tarde, e Cuidador de Criança e PCD (Pessoa com Deficiência), na parte da manhã, além de um curso de Informática Básica, nos períodos da manhã e tarde. Atualmente, estão matriculados 83 alunos. Durante todo o semestre de 2023, a carreta já atendeu 147 pessoas. Os cursos são disponibilizados conforme a demanda local.

EJA

Ainda de acordo com a Prefeitura, no que se refere à EJA (Educação de Jovens e Adultos) (anos iniciais), a carreta tem 14 alunos do Programa Consolidando a Escolaridade.

Nos intervalos dos cursos de qualificação profissional ou das aulas da EJA, a carreta do Oziel/Monte Cristo é utilizada em projetos para a educação infantil. É o caso do Cinema na Carreta, em parceria com a Fundação Douglas Andreani, destinado a 390 crianças com idades entre 3 e 5 anos.

Cada unidade móvel tem capacidade para 38 alunos por turma, possui ar-condicionado, um notebook para cada aluno e tela interativa (lousa digital).

Projeto Vozes da Nossa Gente

Essa matéria faz parte do projeto multiplataforma “Vozes da Nossa Gente” do portal ACidade ON Campinas. O projeto destaca o jornalismo hiperlocal e busca uma maior conexão com a comunidade.

Clique aqui e veja todas as matéria do projeto!

- Publicidade -
Anthony Souza
Anthony Souza
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -