- Publicidade -
CotidianoArcturus: veja os sintomas da nova variante da covid-19

Arcturus: veja os sintomas da nova variante da covid-19

A cidade de São Paulo confirmou ontem (1º) o primeiro caso da variante XBB.1.16 da covid-19, conhecida como Arcturus

- Publicidade -

 

- Publicidade -

A cidade de São Paulo confirmou ontem (1º) o primeiro caso da variante XBB.1.16 da covid-19, conhecida como Arcturus. Trata-se de um paciente do sexo masculino de 75 anos de idade, acamado e com comorbidades, que apresentou sintomas de síndrome gripal e febre persistente em 7 de abril, sendo encaminhado, posteriormente, para atendimento em um hospital privado da capital paulista.

O homem, que teve alta médica na quinta-feira passada, 27, possui o esquema vacinal completo contra o novo coronavírus, inclusive, com a dose da Pfizer bivalente. O caso foi notificado oficialmente na sexta-feira, 28.

Veja abaixo quais são os principais sintomas da nova variante: 

– Irritação nos olhos (parecida com conjuntivite).

– Tosse seca.

- Publicidade -

– Episódios febris.

LEIA TAMBÉM
Gás de cozinha em Campinas deve ficar até R$ 5 mais caro a partir desta terça

Fila de espera por cirurgia em Campinas ultrapassa 5 mil pacientes; ortopedia lidera ranking

Sequenciada pela primeira vez na Índia em janeiro deste ano, e hoje presente em quase 40 países, a linhagem vem sendo tratada desde meados de abril como uma variante de interesse (VOI, na sigla em inglês), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em função da sua rápida disseminação nas últimas semanas.
 

“Até o momento não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na cidade de São Paulo”, disse a Secretaria municipal da Saúde de São Paulo, ao reforçar a importância de a população completar o esquema vacinal contra a covid-19, inclusive com a Pfizer bivalente, para se proteger contra formas graves da doença.

EM CAMPINAS

A vacina bivalente está disponível em todos os centros de saúde e as pessoas, acima de 18 anos, podem ser imunizadas em qualquer unidade, independente do local de residência. Basta apresentar documento com foto, número do CPF e a carteira de vacinação (se tiver). Não há necessidade de agendamento.
 

O imunizante é aplicado em quem já recebeu pelo menos duas doses das vacinas monovalentes. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida.

 

Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, deve procurar uma unidade de saúde, mesmo que não esteja no grupo prioritário, pois é importante manter o calendário vacinal contra a covid-19 atualizado com as vacinas monovalentes, que também estão disponíveis em todos os centros de saúde.

LEIA MAIS
Web Summit no Rio: conheça detalhes do maior evento de inovação do mundo
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -