- Publicidade -
CotidianoCampinas chega a 37ºC e bate recorde de temperatura mais alta do ano

Campinas chega a 37ºC e bate recorde de temperatura mais alta do ano

Marca foi atingida por volta das 15h, segundo medição do Cepagri

- Publicidade -

Campinas registrou um novo recorde de temperatura mais alta do ano na tarde deste domingo (24). De acordo com a medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, os termômetros chegaram a marcar 37ºC por volta das 15h. O último recorde havia sido alcançado na sexta-feira (22), com 35,2ºC.

Vale lembrar que esse calorão fora de época é causado por uma onda de calor que atinge o estado de São Paulo e que órgãos já emitiram alertas devido às altas temperaturas. Neste domingo, Campinas também teve a marca de estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar, com índice de 29,8% às 11h40.


LEIA TAMBÉM

Viracopos registra maior número de viagens internacionais do ano, em Campinas

Campinas terá bloqueio total em rua do Cambuí nesta segunda

Em Piracicaba, cidade da região de Campinas, os termômetros chegaram a marcar 39,3ºC, segundo dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

Recomendações

Por conta do calor excessivo, são recomendados alguns cuidados especiais. Confira:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h
  • Consumir água à vontade
  • Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água
  • Permanecer em locais protegidos do sol sempre que possível

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp), durante o calorão é preciso evitar a exposição direta e prolongada à radiação solar entre 10h e 16h, bem como atividades com grande esforço físico. Hidratação constante e medidas para atenuação do calor, como uso de ventiladores, condicionadores de ar, uso de roupas leves, dentre outras, são recomendadas.

Além disso, é recomendada atenção redobrada quanto à possíveis quadros de saúde que possam surgir ou ser agravados pelas temperaturas elevadas, como mal-estar, tonturas, dores de cabeça, fraqueza, palidez, dentre outros sintomas, deve ser levados em consideração e podem exigir cuidados médicos.

- Publicidade -

Risco de insolação

A Prefeitura de Campinas também emitiu um alerta para risco de insolação por causa das altas temperaturas. De acordo com os meteorologistas, é esperada uma temperatura máxima de 38ºC, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana. Além disso, há previsão de temperaturas máximas de até 40ºC no Oeste do estado de São Paulo.

Próximos dias

De acordo com o Cepagri, há indicativos que apontam que temperaturas devem seguir em elevação gradual até segunda (25) ou terça-feira (26). Contudo, há expectativa de chuvas e declínio nas temperaturas a partir de quarta-feira (27).

LEIA MAIS

MPF pede rejeição de projeto que proíbe casamento homoafetivo; entenda

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -