- Publicidade -
CotidianoCom hospitais superlotados, Prefeitura vai comprar leitos particulares

Com hospitais superlotados, Prefeitura vai comprar leitos particulares

PUC, Mário Gatti, Ouro Verde e HC da Unicamp estão operando acima da capacidade total

- Publicidade -

Além do Hospital PUC-Campinas, os prontos-socorros dos hospitais Dr. Mário Gatti, Ouro Verde e Unicamp também estão superlotados nesta quarta-feira (22). As unidades recebem mais que o dobro de pacientes em relação à capacidade total. Devido à situação, leitos em unidades de saúde particulares devem ser contratados pela Prefeitura da cidade (leia mais abaixo).

Na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, o Mário Gatti opera 100% acima da capacidade, já que recebe no momento 50 pacientes e tem 25 leitos. Já o Ouro Verde, tem 52 pessoas internadas, mas espaço original para atender 20 adultos, o que representa um acréscimo de 160% na demanda.

- Publicidade -

Na PUC, a demanda atual é 230% maior, já que o local tem 20 vagas instaladas, mas recebe hoje 66 adultos. Já no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), 60 pacientes estão internados, mas o local tem originalmente 30 leitos, exatamente o dobro da capacidade total.

O que será feito nos hospitais superlotados?

Diante da situação, a secretaria de Saúde informou no início da tarde que está em fase final de negociação para a compra de 14 leitos na rede privada. “Em breve a documentação será encaminhada à secretaria de Justiça para as medidas cabíveis”, detalhou o comunicado encaminhado à EPTV Campinas.

O texto informa que o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), enviou um documento à secretaria de Estado de Saúde para “pedir urgência na abertura de vagas de baixa e média complexidades em cidades da região”. Ele também quer uma reunião presencial com o titular da pasta, Eleuses Paiva.

“No documento, o prefeito destaca a urgência da abertura destas vagas na região, uma vez que, historicamente, entre 20 e 25% dos pacientes atendidos pelo SUS Municipal vêm da região. Esses atendimentos chegam a 35% nas unidades conveniadas que possuem leitos neonatais”, argumentou a nota.

No posicionamento sobre a superlotação, a PUC informou que comunica a situação diariamente aos órgãos públicos e também à Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e que trabalha em conjunto com a secretaria de Saúde para remanejamento dos pacientes menos complexos.

- Publicidade -

Já o HC confirmou que atende somente casos graves e de alta complexidade.

O que explica a sobrecarga na saúde?

A pressão no sistema de saúde se deve aos problemas respiratórios, que são mais comuns nessa época, e que nesse ano coincidiu com o alto número de casos de dengue. Em março, a cidade também registrou aumento na demanda. Na ocasião, a Prefeitura chegou a fazer reunião com representantes dos hospitais. Além disso, neste ano, Campinas enfrentou lotação em UTIs de adultos e bebês.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mega-Sena: duas apostas da região acertam quina e faturam R$ 143,5 mil

Cerca de 800 pessoas acompanharam treinos da Seleção Brasileira de Caratê em Piracicaba

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -