- Publicidade -
CotidianoCoronel que se feriu com canivete é investigado por explosão e incêndio

Coronel que se feriu com canivete é investigado por explosão e incêndio

Apuração dos crimes foi confirmada pelo delegado; militar está internado e prédio segue interditado

- Publicidade -

O coronel reformado que mantinha um arsenal no apartamento que precisou ser evacuado após pegar fogo no sábado (24), em Campinas, é investigado por incêndio e explosão, segundo o delegado titular do 1º DP (Distrito Policial), José Roberto Mecherino Andrade. O militar está internado no Hospital Mário Gatti após causar ferimentos em si mesmo e o prédio atingido continua interditado.

De acordo com Mecherino, o inquérito contra Virgílio Parra Dias, de 69 anos, apura os crimes de incêndio (art. 250, caput) e explosão (art. 251) e já ouviu os depoimentos do zelador, do síndico do condomínio e do filho do investigado nesta segunda-feira (26). O trabalho, no entanto, ainda aguarda laudos do IC (Instituto de Criminalística) e os pareceres de todos os órgãos envolvidos.

Explosão no apartamento de coronel reformado ainda causa interdição

Além do Corpo de Bombeiros, da PM (Polícia Militar) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), a Defesa Civil e o Exército também foram ao edifício depois que a explosão e o incêndio causaram as detonações de munições e granadas. Os representantes dos dois últimos órgãos, inclusive, foram ao imóvel na manhã desta terça (27).

Os militares estiveram no prédio para retirar mais entulhos e foram acompanhados pelos agentes da Defesa Civil de Campinas. A ideia, segundo o coordenador da entidade, Sidnei Furtado, é evitar que o espaço ofereça riscos aos moradores e funcionários. Ao todo, 44 moradores precisaram ser evacuados e seguem impedidos de entrar. A liberação, no entanto, deve ocorrer ainda hoje.

Militar investigado continua internado no Hospital Mário Gatti

Alvo de uma apuração do Exército e agora de um inquérito da Polícia Civil sobre a regularidade das armas, munições e explosivos mantidos no apartamento, o coronel segue internado depois de causar ferimentos em si mesmo. Segundo o boletim de ocorrência, ele foi encontrado com um ferimento no pescoço na madrugada desta terça e foi levado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

Segundo um boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policial, o idoso estava na casa de outro coronel do Exército, mas saiu do local e foi encontrado pelo amigo com um ferimento no pescoço no banco de uma praça do Jardim Chapadão. A PM foi chamada, assim como o Corpo de Bombeiros. Socorrido, ele foi encaminhado inconsciente à unidade, que não atualizou o estado de saúde.

Despensa do apartamento era usada como cofre

Os armamentos e itens eram mantidos no cômodo que é comumente usado como despensa. Uma explosão que ainda não teve a causa identificada, no entanto, fez fogo se alastrar pelo imóvel. A maior partes das 111 armas eram mantidas nesse “cofre” improvisado, assim como diversas porções de pólvora, mais de 3 mil munições de diversos calibres e pelo menos cinco granadas.

- Publicidade -

Questionado sobre os explosivos no dia do incêndio, Virgílio mentiu. Em uma gravação obtida pela EPTV Campinas, o idoso aparece dizendo a um dos bombeiros que não guardava esse tipo de equipamento em casa. Após a entrada de policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais no apartamento, porém, duas granadas intactas e três pinos de artefatos detonados foram apreendidos.

Relembre o caso

O edifício Fênix fica na Rua Hércules Florence, no bairro Botafogo, e foi tomado pela fumaça durante o incêndio. Por conta disso, muita gente teve que ser retirada por rapel. Ao todo, 44 pessoas foram evacuadas e 37 socorridas e levadas a hospitais pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A construção não teve abalos estruturais, mas continua interditado e só teve a entrada liberada para a busca de objetos pessoais nesta segunda-feira (26). Por conta do caso, o condomínio está atualmente sem os serviços de água e luz.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

WhatsApp lança novos recursos de formatação de texto

Quantas pessoas estiveram no ato de Bolsonaro?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -