O coronel reformado Virgílio Parra Dias, de 69 anos, tinha licença do EB (Exército Brasileiro) para possuir 86 armas. Mas, no apartamento que pegou fogo em Campinas, havia 112, segundo estimativas iniciais. Por isso, a Polícia Civil está investigando se havia mesmo um excedente ilegal na coleção do militar. Depois do incêndio, a polícia encontrou 112 armas, mas a quantidade pode ser imprecisa devido ao fogo e às explosões. O número exato será confirmado com laudo pericial da Polícia Científica.
A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga o militar pelos crimes de explosão e incêndio. O delegado titular do 1º DP de Campinas, José Mecherino Andrade, quem investiga o caso, também aguarda a melhora no quadro de saúde do militar para colher o depoimento. A última informação era de que oficial estava internado em coma no HMasp (Hospital Militar de Área de São Paulo) na Capital.
Além do laudo a respeito do número exato de armas, a polícia aguarda mais outros dois documentos, que estão sendo feitos pelo Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar:
- O que detalha a origem e o rastreio do incêndio
- O que aponta se as duas granadas encontradas no local estavam ativas ou inativas. Isso porque, caso ativas, será configurado crime, já que a posse desse tipo de armamento no Brasil é exclusivo das Forças Armadas.
Mas, o que aconteceu?
O apartamento 13 do Edifício Fênix, no Botafogo, em Campinas, pegou fogo após a explosão de um artefato dentro do imóvel do coronel.
Ao todo, 44 pessoas tiveram que ser retiradas do prédio – algumas por rapel porque as escadas ficaram comprometidas.
Trinta e quatro pessoas precisaram de atendimento médico e foram socorridas por quatro viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Elas inalaram fumaça e foram encaminhadas ao Hospital Casa de Saúde e à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – nenhuma em estado grave. O acidente também mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Leia também: Moradores começam a voltar a prédio que sofreu série de explosões
Com informações de EPTV/ Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite?