8 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?

Oficializada pela ONU, a data reflete a luta histórica por direitos e oportunidades

Protesto na Triangle Shirtwaist Factory em 1910 (Foto: Reprodução)

Comemorado anualmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um dia que, para muitos, significa homenagear e presentear as mulheres com bombons e flores. No entanto, a data tem suas origens longe de festas e chocolates, sendo marcada por lutas, fortes movimentos de reivindicação política trabalhista, greves, passeatas e perseguições. 

O que muita gente não sabe é porque ela é celebrada neste dia. Para se ter noção, o evento só foi oficializado em 1975, mais de 60 anos após sua criação, em uma assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas).

Como começou?

Não há um evento específico que explique sua origem: a data nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas. 

No entanto, pesquisadores destacam quatro marcos históricos que foram decisivos para a criação da data: 

1. Mulheres protestam nas ruas de Nova York (1909): Em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, 15 mil mulheres que viviam em condições insalubres saíram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho.

2. Alemã Clara Zetkin propõe a criação de um dia das mulheres (1910): A proposição da data veio em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, e foi feita pela professora e jornalista alemã Clara Zetkin.Ela propôs uma data não para comemoração, mas para que as mulheres pudessem se reunir anualmente para refletir sobre seus avanços e movimentos. 

3. Incêndio em fábrica de Nova York (1911): O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em 1911, deixou 146 vítimas, sendo 125 mulheres e 21 homens. A fábrica empregava 600 trabalhadores, a maioria de meninas e mulheres imigrantes judias e italianas entre 13 e 23 anos. Além de reivindicarem melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária, as funcionárias buscavam aumento de salários. Isso porque naquela época, os homens recebiam muito mais do que as mulheres.

4. Russas vão às ruas contra a guerra (1917): Naquele ano, aproximadamente 90 mil mulheres russas foram às ruas com o lema “paz e pão”, pedindo comida para seus filhos e o retorno dos maridos das trincheiras. 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Mulheres na música: conheça dez artistas da nova geração

Hospital pode se negar a colocar DIU?

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa e foi justamente formalizada após a greve das russas em meio a Primeira Guerra Mundial. No calendário antigo russo seria 23 de fevereiro, mas no calendário gregoriano é 8 de março.

- Publicidade -

Oficialização da data

Décadas mais tarde, a luta feminista seguiu ativa, cada vez mais forte e presente: o direito ao voto se consolidou, as leis cresceram e se adequaram, assim como a sociedade como um todo. Mas foi só em 1975, no entanto, que a ONU reconheceu a data como uma celebração dos direitos do gênero feminino e estabeleceu, então, que o dia 8 de março seria o Dia Internacional das Mulheres.

LEIA MAIS

Licença menstrual remunerada passa a valer no DF

- Publicidade -
plugins premium WordPress