A Defesa Civil estadual emitiu um novo alerta de chuvas fortes na região de Campinas. Segundo o aviso, há risco meteorológico, entre hoje (28) até quinta-feira (2) com previsão para pancadas de chuvas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo, causando risco de alagamentos, enchentes e desabamentos em áreas mais vulneráveis.
Desde o final de semana, as cidades da região estavam com alerta de chuvas fortes. Ontem, inclusive, Campinas registrou fortes chuvas, com granizo e alagamentos. Um motorista foi resgatado após ficar ilhado durante a enxurrada. Entre os transtornos, a cidade também registrou quedas de árvores e galhos e imóveis invadidos pela água. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foram registrados 67,4 milímetros de chuva em três horas.
Agora, o novo alerta indica previsão de acumulados de 80 milímetros durante o período. Além de Campinas, outras regiões do Estado também estão com previsão de acumulados elevados, sendo os mais graves para a região de São José dos Campos e na Serra da Mantiqueira. Veja abaixo.
LEIA TAMBÉM
Leptospirose: casos suspeitos ‘explodem’ em Campinas com chuvas constantes
Árvore cai sobre carro e caminhão no Jardim Nova Europa, em Campinas
- Previsão de acumulados de 90 milímetros durante o período:
São José dos Campos
Serra da Mantiqueira
- Previsão de acumulados de 80 milímetros durante o período:
Campinas
Sorocaba
- Previsão de acumulados de 60 milímetros durante o período:
Capital e região metropolitana
Vale do Ribeira
Itapeva
- Previsão de acumulados de 50 milímetros durante o período:
Baixada Santista
Litoral Norte
Em caso de emergências, é orientado acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
COMO FICA O TEMPO
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, o tempo nesta semana segue favorável ao desenvolvimento de tempestades que podem resultar em chuva forte e volumosa, de forma localizada, rajadas de vento da ordem de 50km/h a 60 km/h e granizo pequeno, além de muitas descargas elétricas.
“Devido aos riscos associados, é recomenda atenção quanto ao rápido processo de formação das tempestades, para evitar exposição a situações perigosas e buscar proteção quando as tempestades se estabelecerem”, indicou o Centro.
Para amanhã, a previsão é de nebulosidade variável, mas com períodos mais prolongados de sol (em comparação com hoje). O tempo permanece instável e propenso desenvolvimento de tempestades isoladas – associadas principalmente a chuva intensa e volumosa e descargas elétricas, mas que também podem resultar em rajadas de vento e granizo pequeno. Para a quinta-feira mantém as características e a tendência semelhantes.
LEIA MAIS