A oferta de hemodiálise em Campinas será ampliada com 60 vagas. A confirmação foi feita pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (27), após uma reunião na capital paulista entre o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), e o secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, sobre o aumento da demanda por este tipo de assistência na cidade.
Segundo a Prefeitura, Dário reivindicou ainda aumento de UTIs neonatais e pediátricas na região de Campinas, considerando-se a sazonalidade das doenças respiratórias. Com a chegada do Outono, as unidades de saúde começaram a receber crianças com sintomas.
Oferta de hemodiálise em Campinas
Durante a reunião, duas medidas foram definidas pelo governo do Estado:
- O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp abrirá 20 vagas de hemodiálise nos próximos dias;
- O HC também abrirá um terceiro turno de hemodiálise com outras 40 vagas.
O prefeito de Campinas foi acompanhado na reunião pelo secretário de Saúde em Campinas, Lair Zambon. Os dois também pediram a disponibilização de vagas de hemodiálise em hospitais de Mogi Mirim e Itapira para absorver as necessidades de outros municípios da região, o que será analisado.
“Essa reunião foi extremamente importante e com decisões concretas na área da saúde. A ampliação do atendimento na hemodiálise é fundamental para o cuidado desses pacientes e a liberação de leitos que estão sendo ocupados nas unidades de urgência e emergência”, destacou o prefeito.
Aumento da demanda
Segundo a Prefeitura, a média mensal de solicitações para hemodiálise era de 15,6 antes da pandemia de covid-19. De janeiro a outubro de 2023, este indicador aumentou para 28,5. O SUS Municipal conta com 253 cadeiras por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa e todas estão ocupadas.
Porém, diante deste contexto e para garantir assistência a todos que precisam deste tratamento, a alternativa é a internação no período de espera. Nesta quarta-feira (27), há 18 pacientes nesta situação, sendo quatro deles de fora de Campinas, e há 16 em casa aguardando oferta ambulatorial.
A consequência desta limitação é também a pressão por atendimentos em hospitais da Rede Mário Gatti, voltados aos casos de média e alta complexidade.
UTIs neonatal e pediátrica
O prefeito de Campinas também fez outros pedidos ao governo de São Paulo sobre aumento da oferta de leitos de UTI neonatal e de UTI pediátrica para Campinas. Neste caso, as solicitações também serão analisadas pelo secretário estadual de Saúde.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Dupla é presa após furtar equipamentos eletrônicos e TV de escola estadual
Piracicaba registra terceiro caso de raiva em morcego em 2024