- Publicidade -
CotidianoEstado anuncia mais 60 vagas de hemodiálise em Campinas

Estado anuncia mais 60 vagas de hemodiálise em Campinas

Prefeito Dário Saadi (Republicanos) debateu situação com secretário da Saúde diante do aumento da demanda

- Publicidade -

A oferta de hemodiálise em Campinas será ampliada com 60 vagas. A confirmação foi feita pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (27), após uma reunião na capital paulista entre o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), e o secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, sobre o aumento da demanda por este tipo de assistência na cidade.  

Segundo a Prefeitura, Dário reivindicou ainda aumento de UTIs neonatais e pediátricas na região de Campinas, considerando-se a sazonalidade das doenças respiratórias. Com a chegada do Outono, as unidades de saúde começaram a receber crianças com sintomas.  

Oferta de hemodiálise em Campinas 

Durante a reunião, duas medidas foram definidas pelo governo do Estado: 

  • O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp abrirá 20 vagas de hemodiálise nos próximos dias; 
  • O HC também abrirá um terceiro turno de hemodiálise com outras 40 vagas

O prefeito de Campinas foi acompanhado na reunião pelo secretário de Saúde em Campinas, Lair Zambon. Os dois também pediram a disponibilização de vagas de hemodiálise em hospitais de Mogi Mirim e Itapira para absorver as necessidades de outros municípios da região, o que será analisado

“Essa reunião foi extremamente importante e com decisões concretas na área da saúde. A ampliação do atendimento na hemodiálise é fundamental para o cuidado desses pacientes e a liberação de leitos que estão sendo ocupados nas unidades de urgência e emergência”, destacou o prefeito.  

Aumento da demanda 

Segundo a Prefeitura, a média mensal de solicitações para hemodiálise era de 15,6 antes da pandemia de covid-19. De janeiro a outubro de 2023, este indicador aumentou para 28,5. O SUS Municipal conta com 253 cadeiras por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa e todas estão ocupadas

Porém, diante deste contexto e para garantir assistência a todos que precisam deste tratamento, a alternativa é a internação no período de espera. Nesta quarta-feira (27), há 18 pacientes nesta situação, sendo quatro deles de fora de Campinas, e há 16 em casa aguardando oferta ambulatorial. 

A consequência desta limitação é também a pressão por atendimentos em hospitais da Rede Mário Gatti, voltados aos casos de média e alta complexidade. 

- Publicidade -

UTIs neonatal e pediátrica 

O prefeito de Campinas também fez outros pedidos ao governo de São Paulo sobre aumento da oferta de leitos de UTI neonatal e de UTI pediátrica para Campinas. Neste caso, as solicitações também serão analisadas pelo secretário estadual de Saúde. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Dupla é presa após furtar equipamentos eletrônicos e TV de escola estadual

Piracicaba registra terceiro caso de raiva em morcego em 2024

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -