- Publicidade -
CotidianoExame de dengue cresce na região devido ao aumento de casos

Exame de dengue cresce na região devido ao aumento de casos

Em Campinas, segundo a última atualização da Prefeitura, são 1.679 casos só este ano

- Publicidade -

A preocupação com a doença fez aumentar a procura pelo exame de dengue na região de Campinas. Mas, não foi só a procura pelos testes que cresceu. Os resultados positivos também.

Na rede onde o médico patologista clínico Gabriel Marchiori trabalha, o aumento na procura pelo exame cresceu cerca de 150% – segundo o profissional de saúde.  

“Esses exames são primordiais na determinação da pandemia que nós estamos enfrentando e na segmentação – se esse paciente deve observar sinais de alerta e procurar o pronto atendimento o quanto antes”, afirma. 

O patologista ressalta que o teste não é vendido em farmácias e que é extremamente importante que o paciente receba atendimento médico adequado.

Só em Campinas, segundo a última atualização da Prefeitura, são 1. 679 casos este ano – realidade que está provocando reflexos nos laboratórios, segundo os especialistas. 

O diretor técnico Fabio Tambascia informa que no laboratório onde ele trabalha o aumento na procura pelos testes foi de 53%, de outubro do ano passado até agora. “Mas, o mais importante é de que todos os que a gente realizou em janeiro, 20% deles deram positivo, diferente de outubro, onde 5,5% foram positivos”.  

Exame de dengue é simples

Um laboratório em Valinhos pode processar até cinco mil exames de dengue por mês. Depois do sangue coletado, a amostra passa por uma centrífuga. O resultado sai em 15 minutos. Duas faixas indicam que o paciente tem dengue. Uma só, que ele não tem a doença. Já uma outra “máquina” analisa o sangue para identificar a “sorologia” – ou seja, se o paciente já teve dengue antes, e se faz muito ou pouco tempo.

- Publicidade -

Com informações de Jorge Talmon/ EPTV – Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Saidinha de presos será proibida?

Quem é o padre Júlio Lancellotti?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -