Os guarda-chuvas da Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, começaram a ser retirados neste final de semana pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). A nova decoração que será colocada no tradicional calçadão começou a ser confeccionada na última sexta-feira (6), segundo a Prefeitura.
A iniciativa é da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), que desenvolveu o projeto, custeado com investimento de cerca de R$ 220 mil de patrocinadores, ainda de acordo com a Prefeitura. A empresa contratada para o projeto iniciou a produção dos sombrites, telas de cor azul e com desenhos de andorinhas, que vão substituir a decoração de guarda-chuvas coloridos.
A cobertura, que é feita de polietileno, material de trama fechada, com proteção contra raios ultravioleta, estará sobre seis quadras do calçadão. A Prefeitura afirma que fará a manutenção dos sombrites, cuja instalação não terá custo para a municipalidade.
A instalação da estrutura começa no dia 23 de setembro. Três dias antes, a Emdec encerra a retirada dos guarda-chuvas.
Apesar de marcante, a decoração de sombrinhas coloridas no corredor de compras já foi motivo de reclamação por parte dos moradores de Campinas. A constante troca dos objetos se fazia necessária por conta da ação do tempo e das chuvas, em que os custos da compra e manutenção foram assumidos pela Prefeitura.
Como será a nova cobertura da Rua 13 de Maio?
O sombrite será uma tela de sombreador personalizada com desenhos de andorinhas feito com silk screen. A tela é feita de polietileno de alta densidade com 220 gramas. Esse material bloqueia 90% dos raios ultravioleta e reduz em 50% a temperatura do ambiente, informa a Prefeitura. O serviço terá garantia por um ano contra defeito de fabricação. Serão 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados.
Os guarda-chuvas foram instalados em novembro de 2022 junto com a entrega do novo mobiliário urbano doado pela Construtora Patriani. A empresa havia vencido chamamento público para projetos de requalificação da Rua 13 de Maio.
A escolha do sombrite para substituir os guarda-chuvas, além da renovação, deve-se à melhor durabilidade do novo material e menor necessidade de manutenção, segundo a Administração.
Aprovado pela diretoria da Acic e pela Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia que cuida do solo público em Campinas, o projeto também foi apresentado ao Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), que já havia aprovado previamente a instalação de decoração aérea na Rua 13 de Maio.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o início da confecção dos sombrites é um marco importante para a renovação da via.
“Esse é um projeto que beneficia comerciantes, consumidores e todos aqueles que circulam pelo calçadão da 13 de Maio. Além de fazer sombra, a nova estrutura é feita com um tecido que tem proteção contra raios ultravioleta e possui desenhos de andorinhas, que também são símbolos de Campinas”, destacou.
Etapas da substituição dos guarda-chuvas
O cronograma de montagem dos sombrites foi detalhado pela Imperium Cobertura. O proprietário da empresa, Ygor Mendonça Rodrigues, contou que a primeira etapa é a costura das telas. O material é costurado e reforçado nos quatro cantos. “Vamos fazer um suporte que vai abraçar a estrutura já existente, feito com chapa galvanizada para não soltar em hipótese nenhuma, mesmo com vento forte”, afirmou.
Segundo Rodrigues, a etapa mais delicada é a aplicação do silkscreen, técnica de estamparia em que a impressão é realizada com tinta à base de estêncil. Essa fase exigirá a utilização de um molde e pintura em primeira e segunda demão. Depois que a tela estiver seca, começará a etapa de instalação.
Os sombrites serão instalados em seis quarteirões, a partir do trecho atrás da Catedral até próximo à Estação Cultura. Será usada a mesma estrutura de treliça de seis metros de altura instalada pela empresa Patriani em 2022, para abrigar os guarda-chuvas, quando foi feito o projeto de requalificação para o calçadão. “Na semana do dia 23 de setembro, instalaremos em torno de 30 telas e na próxima o restante. Todo o processo, da confecção à instalação, estará dentro do cronograma de 45 dias”, contou Rodrigues.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Até quando vai a onda de calor em Piracicaba? Confira a previsão da próxima frente fria
MP cobra ações de prevenção e combate a queimadas nas cidades da região de Piracicaba