- Publicidade -
CotidianoFrio volta após forte onda de calor na semana; confira a previsão completa

Frio volta após forte onda de calor na semana; confira a previsão completa

Os dias com temperaturas superiores a 30ºC ao longo da semana darão lugar a valores máximos de 22ºC no sábado (26) e 19ºC no domingo (27)

- Publicidade -

Com informações da Agência Estado

Após uma semana marcada por temperaturas recordes, a previsão meteorológica indica uma queda brusca nos termômetros para os próximos dias. Apesar da amenização do calor causada pela passagem de uma frente fria pelo litoral e pela ocorrência de chuvas em algumas áreas, a região de Campinas manteve-se quente nesta sexta-feira (25). O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp registrou uma máxima de 29,7ºC às 15h.

Como fica o tempo no final de semana?

Os dias com temperaturas superiores a 30ºC ao longo da semana darão lugar a valores máximos de 22ºC no sábado (26) e 19ºC no domingo (27), de acordo com a previsão do Cepagri. O final de semana também trará chances de chuvas.


A partir da noite de sexta-feira, os ventos mudarão de direção e ganharão intensidade, atingindo uma média de 25 a 30 km/h. Esses ventos persistentes devem continuar até a segunda-feira.

LEIA TAMBÉM
Monitora é investigada por agredir menina com Síndrome de Down em Campinas

Cresce número de antenas corta-pipas distribuídas a motociclistas em Campinas


Para o sábado, a previsão indica céu predominantemente nublado, com momentos de parcialmente nublado pela manhã. São esperadas chuvas, especialmente a partir da tarde, com intensidade regular ou persistente e possíveis picos de intensidade. A temperatura ao amanhecer estará em torno de 18ºC, alcançando uma máxima de 22ºC no início da tarde. O declínio térmico, causado pelo ar frio, será mais perceptível a partir da tarde, com a mínima prevista para a noite em 15ºC.

A tendência para o domingo é de céu encoberto, com chuvas a qualquer momento do dia, recorrentes ou persistentes, e com temperaturas ainda mais baixas: entre 13ºC e 19ºC.

- Publicidade -

Mas o que explica essa mudança logo depois dos dias de forte calor?

Segundo os meteorologistas, trata-se da chegada de uma frente fria a partir do sul do País. “A mudança na circulação dos ventos sobre o País causada por essa frente fria, e o ar frio de origem polar trazido por ela, vão causar uma brusca queda de temperatura nesta sexta-feira, 25, e no fim de semana”, explica o Climatempo.

“Uma massa de ar frio de grande extensão e forte no Sul vai avançar pelo Brasil até o fim de semana, derrubando a temperatura em vários Estados que neste momento amargam calor excepcional para o mês de agosto”, acrescenta a Metsul.

“Nesta sexta, ar mais frio avança pelo Paraná (exceção do norte) e chega ao sul ao leste do Estado de São Paulo. No sábado, a massa de ar mais frio toma conta de São Paulo, do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, assim como do Mato Grosso do Sul. A temperatura declina ainda no fim de semana no Mato Grosso, Goiás, grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo”, informa a plataforma de meteorologia.

A Metsul é ainda mais enfática e alerta que o tempo “muda radicalmente” já a partir desta sexta no interior do Estado de São Paulo. “Chuva, que pode ser localmente forte e com risco de temporais de vento forte e granizo, deve atingir o sul e o leste paulista da tarde para a noite desta sexta e ainda durante a madrugada do sábado”, considera a empresa de meteorologia.

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -