- Publicidade -
CotidianoGM lança botão para mulher com medida protetiva pedir ajuda mais rápido

GM lança botão para mulher com medida protetiva pedir ajuda mais rápido

Quantidade de medidas protetivas em Campinas, Indaiatuba, Limeira Piracicaba e Sumaré aumentou 14,6% em 2023, segundo informações do TJ-SP

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas lançou um aplicativo para mulheres que têm medida protetiva para que elas possam pedir ajuda da Guarda Municipal mais rápido caso o agressor se aproxime. Hoje, 173 mulheres são acompanhadas pelo Gama (programa Guarda Amigo da Mulher).

Leia também: Campinas tem alta de 17,7% no nº de registros de medidas protetivas em 2023

O app foi nominado de Botão Gama, e, de acordo com a corporação, assim que ele é acionado, dispara um alarme na Cecom (Central de Comando e Controle) da GM, que encaminha a viatura mais próxima ao local de acionamento.

É que o dispositivo conta com tecnologia de georreferenciamento que compartilha a localização da vítima em tempo real.

O aplicativo ainda permite o envio de mensagens instantâneas de texto, áudios, fotos e vídeos para a Guarda Municipal.

- Publicidade -

Medida protetiva

O programa Gama monitora o cumprimento de medida protetiva junto às vítimas. Para isso, faz visitas frequentes às assistidas.

Além disso, conta com a Sala Lilás, na Base Centro da Guarda Municipal, que foi inaugurada em 2021. O local permite que as vítimas de violência doméstica busquem acolhimento e recebam orientação sobre serviços disponíveis na Rede Protetiva e encaminhamentos judiciais.

Cristiana Cruz, de 33 anos, recebe assistência do serviço desde dezembro de 2021. “As equipes do Gama me encorajaram e me incentivaram. No começo, eu recebia os guardas municipais chorando. Agora, só com um sorriso. A atuação do Gama me trouxe paz e qualidade de vida. Hoje, eu consigo conviver com a minha família de forma mais tranquila e eu tenho certeza que este programa vai ajudar muitas mulheres na nossa cidade”, afirmou.

Aumento

A quantidade de medidas protetivas em Campinas, Indaiatuba, Limeira Piracicaba e Sumaré aumentou 14,6% em 2023, segundo informações do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Em 2022, foram 3.501 registros nas cinco cidades, enquanto que no ano passado, 4.014.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite? 

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -