O governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD), esteve em Campinas na manhã de hoje (19) para a cerimônia de abertura do Fórum Regional de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis. O evento, promovido pela ISCBA (Smart City Business America), acontece no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e tem como objetivo fomentar cidades inteligentes no estado de São Paulo.
Durante sua participação no fórum, Ramuth destacou iniciativas da região de Campinas e fez um anúncio sobre a ampliação de leitos no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para pacientes com dengue grave.
A unidade anunciou estado de superlotação há uma semana, iniciando um “efeito cascata” na rede pública de saúde da região. Ao final da semana passada, o Estado decretou ocupação máxima dos leitos.
Ampliação de leitos para dengue grave
O principal destaque da participação do governador em exercício foi a análise do panorama da dengue na região. Campinas já tem 21.580 casos confirmados e quatro mortes pela doença neste ano, conforme atualização mais recente.
Segundo Ramuth, foram disponibilizados pelo Estado R$ 23 milhões para a região e R$ 5,5 milhões apenas para Campinas, com o objetivo exclusivo de combater a dengue.
“Cada um vai investir naquilo que julgar necessário, ampliando fumacê, ampliando cata-treco, contratando mais agentes de saúde, melhorando a estrutura para o atendimento primário nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou até mesmo nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)”, disse.
Ele também comunicou que o secretário de Saúde do Estado está em conversa com a Unicamp para ampliar os leitos do HC em relação à dengue grave.
Procurada pela reportagem da EPTV Campinas, a superintendente do HC, Elaine Ataide, disse que o hospital pode ajudar com os casos graves e com atendimento por telemedicina para internações nos municípios.
Com isso, caso tenha um paciente grave que necessite de suporte, a Unicamp sinalizou que pode auxiliar com leito e apoio para as outras cidades com telemedicina. Se puder manter o paciente no leito da própria cidade, eles ajudam com telemedicina, e, se precisar de leito, a pessoa entra direto na internação.
Por fim, Ramuth também destacou a vacina da dengue que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, que deve se tornar uma política pública no ano que vem.
Governador interino em Campinas
Felicio Ramuth chegou no IAC por volta das 9h para participar do evento, que busca incentivar as prefeituras na gestão das cidades baseada em inovação e sustentabilidade. O encontro reuniu autoridades em palestras e painéis com especialistas, e discutiu a redução de riscos e desastres naturais a partir da prevenção e antecipação de ameaças.
“Vamos fazer com que os investimentos aconteçam para aumentar a resiliência das cidades, para poder transformar em uma cidade cada vez mais sustentável ou na implantação de soluções tecnológicas que melhorem o dia a dia das pessoas”, discursou o governador em exercício.
Em entrevista à imprensa, Ramuth falou de iniciativas recentes do governo do estado para o desenvolvimento de soluções inteligentes para as cidades, e também destacou o potencial da região de Campinas.
“Acompanho, por exemplo, a iniciativa de Campinas em relação aos ônibus elétricos, a transição energética, tão importante também. E eu conheço cidades da região que já investem nessa questão do atendimento através da teleconsulta, o teleatendimento do governo do estado, principalmente nas UTIs dos hospitais para reduzir o tempo de internação”, disse.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
São José é o Santo protetor do que?
MPF quer responsabilizar Ustra, Fleury e mais 40 por atos na ditadura