- Publicidade -
CotidianoCampinas confirma quarta morte por dengue e casos passam de 21 mil

Campinas confirma quarta morte por dengue e casos passam de 21 mil

Campinas confirmou no começo da tarde desta segunda-feira (18) a quarta morte por dengue na cidade neste ano

- Publicidade -



Campinas confirmou no começo da tarde desta segunda-feira (18) a quarta morte por dengue na cidade neste ano. A informação foi divulgada pela secretaria de Saúde. A vítima é um homem de 72 anos, morador da área de abrangência do Centro de Saúde União dos Bairros. Ele foi atendido na rede pública de Saúde após apresentar os primeiros sintomas em 27 de fevereiro. De acordo com a pasta, ele morreu em 3 de março, e a infecção foi pelo sorotipo 2 da dengue, que não é o maior tipo de circulação na cidade.

De 1º de janeiro até esta segunda, Campinas teve 21.580 casos confirmados de dengue e as quatro morte por dengue. A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e a Saúde já divulgou um alerta sobre a transmissão da doença em todas as regiões da cidade.

Morte por dengue: veja as outras vítimas da doença em 2024

  • Homem, 94 anos, atendido na rede privada e morador da região de abrangência do Centro de Saúde Integração. Ele apresentou sintomas em 10 de fevereiro e o óbito ocorreu em 15 de fevereiro. O sorotipo não foi identificado no exame.
  • Mulher, 86 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde DIC III. Ela apresentou sintomas em 11 de fevereiro e o óbito foi em 15 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
  • Mulher, 94 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde Eulina. Ela apresentou sintomas em 30 de janeiro e o óbito foi em 12 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.

Preocupação é com três sorotipos da dengue

Campinas registrou pela primeira vez na história a circulação simultânea de três sorotipos da dengue:

  • DEN 1,
  • DEN 2 e
  • DEN 3.


Desde o início de outubro do ano passado a cidade tem apresentado condições climáticas consideradas ideais para desenvolvimento e proliferação do Aedes aegypti que é o vetor da doença.

A Saúde também observou aumento de casos confirmados de dengue nas últimas semanas, e projeções da pasta indicam a possibilidade de Campinas alcançar o pico da epidemia no mês de abril.

O que fazer se tiver sintomas de dengue?

A pessoa que tiver febre deve procurar um Centro de Saúde imediatamente para diagnóstico clínico.

A Saúde fez um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação (veja aqui o que não pode tomar em caso de suspeita de dengue).


Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

Mutirões toda semana

A secretaria de Saúde de Campinas informou que agentes de Saúde já visitaram 31,6 mil imóveis ao longo de seis mutirões municipais e ações de visitas às residências que antecederam estes trabalhos específicos para orientar a população e eliminar criadouros do mosquito transmissor.

- Publicidade -

Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros estão nas residências.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Até quando vai a onda de calor no interior de SP?

Há quantos anos Putin está no poder na Rússia?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -