Com informações da EPTV Campinas
Após a morte de duas pessoas entre o fim do ano passado e o início deste ano, a Prefeitura de Campinas registrou aumento de 44,85% no número de pedidos para remoção de árvores pela cidade. O total saltou de 1.701 de janeiro a setembro de 2022 para 2.464 no mesmo período de 2023. A remoção ou a poda sem o aval do município pode resultar em multa ou até em prisão (leia abaixo).
A maior procura pelo serviço de extração foi notada através do telefone 156, canal de comunicação entre a população e o governo municipal, e coincide com o temor dos moradores devido ao risco oferecido por árvores doentes, ou condenadas em meio a temporais e ventanias. O problema ficou evidente nas últimas semanas, quando diversas quedas foram registradas durante as chuvas.
Compare os dados registrados pela cidade entre o ano passado e este ano:
Janeiro a setembro de 2022: 1.701
Janeiro a setembro de 2023: 2.464
Aumento de 44,85%
Como fazer?
O morador que quiser solicitar uma remoção deve procurar o DPJ (Departamento de Parques e Jardins), órgão ligado à pasta de Serviços Públicos e que é responsável pela manutenção da vegetação na cidade. O contato é feito pelo telefone 156, por onde o trâmite é aberto e deve ser acompanhado pelo morador.
Há casos especiais?
Em caso de emergência ou de risco de queda, o Executivo explica que o problema e a necessidade de remoção devem ser comprovados através de um laudo. O documento, inclusive, deve ser acompanhado de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), quando for o caso. Todas as dúvidas podem sem consultadas neste link. Veja os órgãos e entidades autorização a fazer a emissão:
– Defesa Civil
– Corpo de Bombeiros
– Profissional de Segurança do Trabalho (quando for pessoa jurídica)
– Profissional habilitado (biólogo, engenheiro agrônomo ou florestal)
E sem autorização?
O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, lembra que o corte e a poda sem autorização são crimes e podem resultar em multa e até em prisão. “A Prefeitura mantém 15 empresas credenciadas, que podem ser consultadas no site do Departamento de Parques e Jardins. Só elas podem realizar o trabalho de poda e remoção mediante autorização”, alega o responsável pela secretaria.
“É proibido e é um crime ambiental. A multa municipal é de R$ 4 mil por árvore danificada ou erradicada. Já o crime ambiental é uma lei federal, que prevê, além de multa, até prisão”, esclarece, por fim, o secretário de Serviços Públicos.
Casos recentes
Um homem não identificado destruiu 12 mudas de árvores no Taquaral em setembro. As câmeras de segurança flagraram o ato de vandalismo na Rua Soldado Percílio Neto, onde as mudas de Cássia Speciosa foram arrancadas. Essa foi é a quinta vez, em dois anos, que mudas de árvores foram atacadas na região.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Tiros na D. Pedro: perseguição após roubo de moto de luxo termina com suspeito baleado na rodovia