A Primavera chegou neste sábado (23) com muito sol e calor. Antes mesmo das 9h da manhã os termômetros do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, já marcavam a temperatura de 28ºC, em Campinas. Na tarde de ontem Campinas bateu recorde de calor no ano em pleno Inverno. O Cepagri registrou 35,2ºC por volta das 15h (leia mais aqui).
A previsão é que a temperatura máxima hoje atinja 37ºC. Vale lembrar que o ápice da onda de calor iniciada nessa semana deve acontecer neste domingo (24) quando são esperadas temperaturas perto dos 40ºC na região. O calorão também está sendo sentido nos períodos da noite e madrugada com a sensação de tempo abafado.
LEIA TAMBÉM
Veja parque aquático e piscinas de graça para aproveitar o calorão na região
Campinas registra calor de 35,2ºC e bate recorde de maior temperatura do ano
A umidade relativa do ar mínima está prevista em 20%, o que eleva a preocupação com a saúde em meio ao alerta vermelho de “grande perigo” do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). “As temperaturas devem seguir em elevação gradual até o domingo ou segunda-feira (25)”, acrescenta a previsão do Cepagri.
“As altas temperaturas demandam cuidados redobrados com a saúde e bem-estar humano e animal, evitando exposição direta e prolongada à radiação solar entre 10 e 16h, bem como atividades que demandam grande esforço físico. Hidratação constante e medidas para atenuação do calor são recomendadas”, complementa o boletim divulgado pelo Centro.
Inverno foi quente
Os índices elevados também marcaram a última semana do Inverno, período iniciado em junho e que teve níveis máximos altos para os padrões esperados. “O Inverno foi marcado pelo predomínio de dias com temperaturas acima da média e precipitações variáveis aqui na região”, explica o meteorologista do Cepagri da Unicamp, Bruno Bainy.
“Tivemos alguns episódios de frio relativamente intensos, como por exemplo em meados junho e depois entre o final de agosto e o início de setembro. Mas em geral as temperaturas permaneceram acima dos padrões climatológicos. As máximas tiveram se afastaram mais da média”, diz.
A causa do calorão
Segundo a Defesa Civil, o aumento expressivo nas temperaturas é o causado pela atuação de uma forte massa de ar quente e seca sobre São Paulo. Além disso, há a influência de um sistema de alta pressão, que ajuda a formar um bloqueio atmosférico.
Conforme a previsão, o calorão previsto no domingo, dia do ápice da onda de calor, ocorre antes da chegada de uma nova frente fria, porém por conta desse bloqueio, a frente fria será desviada para o oceano. Com isso, o calor deve seguir na próxima semana.
Confira abaixo a previsão do tempo:
Sábado: as temperaturas ficam entre 20 °C e 37 °C. A umidade relativa do ar mínima está prevista em 20%;
Domingo: a tendência é de que as temperaturas fiquem entre 22 °C e 38 °C. A sensação de tempo abafado deve persistir, mesmo nos períodos da noite e madrugada;
Próxima semana: as temperaturas devem seguir em elevação gradual até segunda ou terça-feira, e com expectativa de chuvas e declínio nas temperaturas a partir de quarta.