Funcionários públicos do estado de São Paulo que não estão conseguindo realizar a prova de vida vão ter a opção de receber atendimento presencial nos postos do Poupatempo. A iniciativa da SGGD (Secretaria de Gestão e Governo Digital) vem em conjunto com a prorrogação do prazo para realizar o recadastramento digital, que passou a ser 30 de abril, e não mais 17 de março.
Os servidores que ainda não se recadastraram vão poder agendar horário no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR a partir da próxima segunda-feira (18).
Nas últimas semanas, a realização da prova de vida, que faz parte do recadastramento digital, tem sido alvo de reclamações por parte dos servidores estaduais que não conseguiam realizar o procedimento, inclusive relatadas ao acidade on Campinas (saiba mais aqui).
Atendimento presencial no Poupatempo
Com o Decreto nº 68.385, publicado na terça-feira (12), o novo prazo para fazer o recadastramento e a prova de vida passa a ser 30 de abril. Segundo a SGGD, os servidores que ainda não o realizaram poderão agendar horário no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR a partir de segunda-feira (18).
Mas os atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo vão ser feitos na outra semana, a partir de segunda-feira (25). A pasta reforça que quem não se recadastrar até o novo prazo ficará sem receber salários.
De acordo com a SGGD, dos 584.243 servidores ativos, 84% já concluíram ou ao menos iniciaram o recadastramento digital por meio do aplicativo SOU.SP.GOV.BR, que é a única plataforma para conclusão da última etapa da atualização, que é a prova de vida.
Também é possível iniciar os procedimentos pelo Portal do Recadastramento.
Quem precisa realizar o recadastramento?
Devem realizar o recadastramento obrigatório servidores, empregados públicos e militares em atividade, no âmbito da Administração Direta, das Autarquias, inclusive as de Regime Especial, e das Fundações do Estado de SP.
Segundo a SGGD, o recadastramento digital é uma maneira de “dar mais agilidade e transparência à administração pública”, conforme explicou a pasta. A prova de vida é uma das etapas do processo, que ajuda a evitar a existência de “funcionários fantasma”, por exemplo, já que os servidores precisam fazer um reconhecimento facial pelo aplicativo SOU.SP.GOV.BR.
Como fazer o recadastramento digital
Veja o passo a passo para realizar recadastramento digital:
- Baixe o aplicativo SOU.SP.GOV.BR, disponível nas plataformas Android e iOS;
- Realize o acesso por meio do login GOV.BR;
- Acesse os dados de cadastro e atualize-os;
- Ao final, por meio de validação biométrica, é necessário fazer a Prova de Vida Digital.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Como observar o ‘Cometa do Diabo?’
Quando será o sorteio das quartas de final da Champions?