- Publicidade -
CotidianoSaúde inicia testes com inteligência artificial por WhatsApp para agilizar exames 

Saúde inicia testes com inteligência artificial por WhatsApp para agilizar exames 

Medida faz parte do programa “Acesso Fácil”, que será lançado em breve e tem a proposta de facilitar o acesso do paciente aos serviços da rede de saúde municipal de Campinas

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas começou a fazer testes com IA (Inteligência Artificial) via WhatsApp para oferecer teleconsultas em quatro especialidades. A iniciativa é da secretaria municipal de Saúde e teve início nesta semana. O público-alvo da ação são pessoas que já têm encaminhamento do Centro de Saúde. Elas vão receber mensagens da assistente virtual ‘Ana’, que vai propor a mudança de modalidade presencial para digital e, com isso, a antecipação do atendimento.   

Os testes vão ser feitos até o fim do mês com pacientes das especialidades de neurologia, reumatologia, gastroenterologia e dermatologia.  

Como vai funcionar  

A assistente virtual vai enviar uma mensagem para os pacientes que já tem encaminhamento sugerindo a mudança na modalidade do atendimento. Se a pessoa aceitar a oferta, a secretaria de Saúde voltará a entrar em contato para dar as orientações. Se não aceitar, o paciente segue na espera pela consulta presencial.   

A medida faz parte do programa “Acesso Fácil”, que será lançado em breve e tem a proposta de facilitar o acesso do paciente aos serviços da rede de saúde municipal de Campinas.  

Na semana passada foram iniciados os testes com inteligência artificial para diminuir as ausências em consultas e exames na rede municipal (leia abaixo). Por meio de ligações telefônicas, a Ana verifica se o paciente pretende comparecer ao procedimento agendado. Se a resposta for negativa, a pessoa será orientada a comparecer ao Centro de Saúde para fazer o reagendamento.  

Mais 130 mil exames   

Para reduzir as faltas em consultas e exames na rede municipal de Saúde, a Prefeitura de Campinas começou a testar na última quinta-feira (11) uma ferramenta telefônica que vai usar IA para confirmar a realização dos procedimentos. Atualmente, 25 a cada 100 agendamentos não são cumpridos, segundo o titular da secretaria de Saúde de Campinas, Lair Zambon.  

“É um programa que já está funcionando no privado, em hospitais grandes de São Paulo. Estou otimista que vai funcionar aqui no município. Se imaginarmos que existe uma falta por volta de 25%, se reduzirmos isso pela metade, acrescentaríamos por volta de 130 mil consultas só nesse mecanismo”, afirma.  

- Publicidade -

A ideia da Administração Municipal é realizar os testes até o final do mês. Depois disso, os dados serão analisados e os resultados serão apresentados. Se aprovada, a expectativa é que a medida seja efetivada em meados de fevereiro.  

Entenda mais sobre a iniciativa aqui.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Procurada pelo FBI, Patrícia Lélis deixa escapar localização em rede social

Rede social Kwai é investigada pelo MPF por suposto conteúdo falso

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -