Depois de apresentar um pedido de recuperação judicial em março, a Rede de Supermercados Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, do Banco Master, para vender suas lojas no Brasil. O Grupo Dia anunciou a venda de toda a sua operação no país por um valor simbólico de 100 euros.
O grupo espanhol comunicou nesta sexta-feira (31) que se comprometeu a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício do Dia Brasil na transação que resultará no desinvestimento total por parte da companhia no país.
Desde março, a rede fechou, pelo menos, 200 lojas no estado de São Paulo, sendo 43 delas na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em Campinas, foram 22 estabelecimentos.
Na época, a empresa comunicou que havia entrado em um processo de reestruturação “devido aos persistentes resultados negativos que levaram a empresa a reavaliar a dimensão da sua estrutura” (relembre abaixo).
Entenda a venda da operação da Rede de Supermercados Dia
Em nota, a Rede de Supermercados Dia afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir que ela foque em seus mercados mais rentáveis.
“Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management”, explica.
Segundo o comunicado, o acordo foi fechado por um preço simbólico de 100 euros, o que equivale a R$ 569. A conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.
Porém, após o anúncio, o Banco Master esclareceu que não participou do investimento para compra do Grupo Dia no Brasil. A MAM Asset, gestora do banco, viabilizou a criação de um fundo, para um de seus clientes, na realização do negócio. O grupo não informou o nome do cliente por trás da operação.
Anúncio do fechamento de unidades
Em 21 de março, a Rede Dia apresentou um pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas depois dos “persistentes resultados negativos no país”.
Segundo a companhia, desde sua chegada ao Brasil em 2001, o grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina, “onde atualmente alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade”.
No processo de recuperação judicial, o Dia informou dívidas de cerca de R$ 1 bilhão.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Motoqueiro morre depois de bater em cavalo em rodovia
Paraquedista fica enroscado em fios de energia, pela 2ª vez em uma semana