- Publicidade -
Lazer e culturaProjeto "O que te Assombra?"Conheça as histórias de fantasmas do túnel de pedestres da Vila Industrial

Conheça as histórias de fantasmas do túnel de pedestres da Vila Industrial

Não é novidade para ninguém que a Vila Industrial é um dos bairros mais charmosos de Campinas

- Publicidade -

Não é novidade para ninguém que a Vila Industrial é um dos bairros mais charmosos de Campinas, seja por seu conjunto arquitetônico, seja por sua frequência, ou ainda, por sua história.

Mas há outro aspecto do bairro que instiga amantes do insólito.

Nesta dimensão, para melhor posicionar o imaginário, é preciso dizer que a Vila Industrial já teve em seus domínios um cemitério municipal, que funcionou na segunda metade do século 19 e foi palco de um massacre de trabalhadores, na primeira greve geral em 1917.

No ano seguinte, 1918, foi inaugurado o túnel da Fepasa, palco e protagonista de inúmeras histórias sobrenaturais. 


túnel de pedestres com aproximadamente 160 metros, liga a ruas Antonio Manuel, Lidgerwood e o ‘além’.

Vultos, fenômenos poltergeist entre outras manifestações já foram relatadas no ambiente.

- Publicidade -

Mas o túnel também possui seus fantasmas com “RG” ou seja, espectros com identidade.

No imaginário popular há uma história que, nos anos de 1960, um senhor de idade morreu afogado, após uma chuva torrencial que alagou o túnel.

Acredita-se que a alma deste senhor vaga pelo túnel da Vila, na companhia do seu guarda-chuvas, que além de o proteger de possíveis intemperes climáticas, também determina seu apelido: ‘O Véio do Guarda Chuva’. Mas não é só.


Os relatos de aparições do ‘Véio do Guarda-Chuva’ se associam às aparições de outra alma penada hospede do túnel: a ‘Véia da Bengala’.

Existe um grau de parentesco entre os espectros, pois as aparições são mútuas. A dupla aparece, cada um de um lado do túnel,  se encontrando no meio da travessia e desaparecendo.

Mas os relatos mais aterrorizantes das assombrações do túnel da Vila Industrial aconteceram nos anos de 1990.

Os avistamentos, no início da década, não só aumentaram, como se tornaram mais violentos. A figura fantasmagórica, dessa vez, tinha circunferência humana, mas sem rosto.

No lugar da face, um potente holofote irradiava intensa luminosidade, a ponto das testemunhas, após contato com o fantasmas, ficarem temporariamente cegas.

Tamanha a habitualidade nas aparições do fantasma que os frequentadores do túnel utilizavam sombrinhas para se protegerem dos raios de luz cegantes do poltergaist.

O caso foi reportado pela imprensa da época, mas não houve identificação do espectro ou suas motivações.

O que se sabe é que ele desapareceu, mas não antes de marcar presença no acervo de assombrações do lugar mais imagético e assombrado de Campinas.


Sobre o autor

Thiago de Souza é colunista do acidade on. Souza também é compositor, escritor, roteirista, humorista e idealizador do projeto “O que te Assombra?”, ficou conhecido por fazer passeios noturnos ‘assombrosos’ pela cidade e vai trazer nesse espaço um pouco das histórias de ‘fantasmas’ de Campinas. Imaginário popular, lendas urbanas ou folclore local? Confira os principais contos que permeiam o imaginário da população.

As informações desse conteúdo são de responsabilidade de seu autor/colunista e não expressam, a posição oficial do acidade on.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
Thiago Souza | Colunista
Thiago Souza | Colunista
Você tem medo de quê? Thiago de Souza que é compositor, escritor, roteirista, humorista, colunista do acidade on e idealizador do projeto “O que te Assombra?” conhecido por fazer passeios noturnos ‘assombrosos’ pela cidade. Nesse espaço vai trazer um pouco das histórias de 'fantasmas' da cidade. Imaginário popular, lendas urbanas ou folclore local? Confira as principais que permeiam o imaginário da população.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -