Tarcísio de Freitas (Republicanos), de 47 anos, foi eleito hoje o novo governador do estado de São Paulo. O ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL), ele venceu o segundo turno contra Fernando Haddad (PT). O carioca foi declarado vencedor do pleito por volta de 19h30, após a confirmação matemática do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Às 19h43, com 97,54% das urnas apuradas, Tarcísio tinha 55,32% dos votos, contra 44,68% de Haddad.
LEIA TAMBÉM
Lula, do PT, é eleito novo presidente do Brasil
Mesário de Campinas é conduzido para delegacia após aparentar estar embriagado
Sem nunca ter concorrido a um cargo eletivo antes, a eleição de Tarcísio para o Palácio dos Bandeirantes foi a estreia dele nas urnas. Além disso, essa será a primeira vez que o Republicanos assume o comando do estado mais rico do país. O vice-governador será o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD), de 53 anos. A coligação reuniu ainda PL, PTB, PSC e PMN.
O novo governador surpreendeu ao liderar a apuração no primeiro turno, contrariando o sinalizado pelas pesquisas de intenção de voto, que mostravam Haddad na frente. Com o desafio de superar a desigualdade social no Estado mais rico do País, Tarcísio encontrará uma Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) bastante alinhada às pautas de Jair Bolsonaro.
LEIA MAIS
Presidente de seção eleitoral é preso em Campinas por falar número de candidato