Aguarde...

cotidiano

Circuito das Águas: Comércio e serviços têm novo horário

Nova etapa da fase de transição começa neste sábado e prossegue até o domingo, dia 9; atendimento pode se feito até as 20h

| ACidade ON - Circuito das Águas

Imagem do Cristo: atração turística em Amparo (Foto: Divulgação)
As nove cidades do Circuito das Águas iniciam neste sábado (1), feriado do Dia do Trabalhador, mais uma semana da chamada fase de transição do Plano São Paulo. A novidade é a ampliação do horário de atendimento para as lojas de rua, shoppings e galerias, restaurantes, salões de beleza, academias entre outros serviços. 

Até o domingo que vem, dia 9, os estabelecimentos podem operar entre 6h e 20h. A nova regra foi divulgada na última quarta-feira (28) pelo governo do Estado de São Paulo. Antes da mudança, a fase de transição, permitia o funcionamento apenas por oito horas entre 11h e 19h para a maior parte dos setores. 

A atual etapa de flexibilização da quarentena foi criada pelo governo estadual em 16 de abril e desenvolvida como um estágio transitório entre as fases vermelha e laranja. Segundo o governador João Doria (PSDB) a medida foi tomada por recomendação do Centro de Contingência devido à queda nos indicadores da doença. 

"Obviamente com melhoras dos indicadores dos casos internações e óbitos será possível estender o horário de funcionamento dos serviços e comércios das 6h até as 20h. Dando assim continuidade gradual e segura da abertura de economia para recuperar empregos e dar oportunidades dos brasileiros de ter trabalho, renda e dignidade", diz Doria.  

Um novo ajuste do Plano São Paulo está previsto para a próxima semana, provavelmente entre quarta e sexta-feira, quando serão definidas as medidas que serão colocadas em prática a partir do dia 10 de maio.

FLEXIBILIZAÇÃO NO CIRCUITO DAS ÁGUAS 

As prefeituras das nove cidades do Circuito das Águas seguem as determinações do governo estadual e ampliam o horário de atendimento do comércio e serviços. 

Municípios turísticos também já liberaram serviços que costumam atrair a atenção dos visitantes, como os passeios de trenzinhos, charretes, bondinhos, aluguel de cavalo. Atividades de esporte de aventura e rural foram retomadas e os cinemas de Amparo e Socorro, reabertos. A maior parte dos pontos turísticos também funcionam. 

O comércio atende o público neste sábado (1), mesmo no feriado, em cidades onde o turismo de compras é considerado uma das principais frentes da economia. São os casos de Pedreira, Serra Negra e Socorro.

COMO É A NOVA FASE DE TRANSIÇÃO

*Atividades comerciais: atendimento presencial entre 6h e 20h;
*Escalonamento da entrada e saída nos empreendimentos comerciais;
*Atividades religiosas: atividades presenciais individuais e coletivas;
*Toque de recolher entre 20h e 5h segue em vigor;
*Atividades administrativas não essenciais continua em teletrabalho;
*Restaurantes e similares: consumo local entre 6h e 20h;
*Atividades culturais (cinemas, teatros, museus, eventos e convenções): atividades presenciais entre 6h e 20h;
*Academias: atividades presenciais entre 6h e 20h;
*Salões de beleza e barbearia: atividades presenciais entre 6h e 20h;
*Parques e bosques: funcionamento entre 6h e 20h.

Regras da quarentena entre 1 e 9 de maio


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON