Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Ação voluntária na eleição livra Socorro de 'santinhos'

Projeto Lixo Zero na Natureza contou com apoio da população e até dos candidatos para que panfletagem não poluísse as ruas e espaços públicos

| ACidade ON - Circuito das Águas

Ação do Projeto Lixo Zero nas Eleições de 2020 em Socorro (Foto: Divulgação)
 O projeto social e voluntário Lixo Zero na Natureza realizou uma ação de limpeza de propagandas eleitorais, conhecidos popularmente como santinhos, na estância de Socorro no último domingo (15), durante as eleições municipais. O movimento foi divulgado nas redes sociais e toda a população da cidade foi convidada a participar. E o que se viu foram ruas e avenidas bem mais limpas que o registrado em períodos eleitorais anteriores. 


"Nossa principal convocação foi pelas redes sociais da Ação Lixo Zero Na Natureza, chamando nossos cidadãos. Mas também entramos em contato com cada candidato, solicitando o apoio, e fizemos uma carta compromisso com todos e publicamos nas redes da ação", explica Gilberto Braga, colaborador do projeto.

De acordo com Braga, o projeto fiscalizou os pontos de votação e os bairros nas imediações, onde a distribuição de panfletos e propagandas é mais comum e massiva. A atividade ainda contou com inspeções voluntárias durante a madrugada.

"Nossa cidade nunca teve uma eleição sem o lixo. Por isso, acreditamos que a união de todos foi o fator predominante para o sucesso, e não vamos mais parar. Queremos Socorro limpa e restaurada, pensando no futuro de nossos filhos e netos", relata Braga.

Recentemente, o projeto recebeu doações para a confecção de 50 faixas que visam a conscientização da população. Elas foram instaladas em pontos com maior índice de acumulação de lixo, divididas entre as áreas rural e central da cidade.  

 Ações anteriores 

O projeto Lixo Zero na Natureza já havia realizado três ações em Socorro durante os feriados prolongados ao longo do ano. Em outubro, uma atividade voluntária coletou 1,7 mil quilos de lixo descartados irregularmente em diversos pontos do município. Em setembro, outra ação foi realizada com a mesma finalidade.

"A Ação Lixo Zero Na Natureza nasceu aqui no nosso município, a partir de pessoas que resolveram sair por diversos pontos, ruas, estradas e rios fazendo o recolhimento de todo o resíduo jogado de forma incorreta para, depois, fazer a destinação correta", comenta Braga.

O futuro do projeto

Dentre as ações futuras programadas pelo projeto estão a criação de grupos de compostagem doméstica, atividades de plantio coletivo, recuperação de matas ciliares na região e ações em parceria com escolas municipais e particulares.

"Tratar o nosso esgoto também é uma grande meta, pois queremos toda a nossa cidade limpa. Seremos um bom exemplo na nossa região", finaliza Gilberto Braga.


Mais do ACidade ON