Aguarde...

Lazer e Cultura

Churrasqueiro parceiro do ACidade ON é fenômeno nas redes sociais

José Almiro, que agora assina página no ACidade ON, esbanja simpatia em seu canal Churrasqueadas, que soma mais de quatro milhões de seguidores nas redes sociais e é considerado o maior do país na categoria churrasco

| ACidade ON

José Almiro, do Churrasqueadas
 

"Hmm, bom, muito bom!". O jargão popularizou José Almiro, que bate recorde de audiência nas redes sociais e, recentemente, ultrapassou 1,3 milhões de inscritos no Youtube (com total de 88 milhões de views), 3.3 milhões no Facebook (com total de 300 milhões de views), além dos mais de 780 mil seguidores no Instagram. Nesta semana, ele passou a integrar o projeto de verticais do ACidade ON e é a mais nova página de conteúdo de nichos do portal. 

Confira algumas receitas da página 

Pizza de coxão mole 

Panceta pururuca 

Salmão ao molho de maracujá 

Linguiça 4 queijos

Todo esse sucesso vem de sua simplicidade, carisma e essência singular na forma com que passa as suas dicas, além de suas brincadeiras em paralelo com "a sogra e o cunhado". "Um churrasco sem frescura, onde o povo se identifica, em que a pessoa abre a dispensa de casa e acha os ingredientes para fazer a receitas que ensino. Afinal, churrasco é alegria, tem que ter descontração. Não estou aqui para ditar regras. Não existe churrasco certo ou errado, errado é não fazer churrasco. E, por trás de tudo isso, uma boa equipe que também ama churrasco e que está ligada em tudo que acontece" enfatiza Almiro.

Os novos vídeos que vão ao ar segunda e sexta mostram diversas receitas, técnicas de preparo e cortes bovinos, suínos, frango e peixes (incluindo dicas de acompanhamentos) feitas por José Almiro. Há ainda pratos que não são normalmente servidos em churrascos, mas são feitos na brasa, como estrogonofe e macarronada disco arado. O apresentador ensina também "truques" para churrasqueiros e, frequentemente, tem a companhia de convidados que vão de chefs, youtubers a personalidades.

Os vídeos mais acessados são:
Youtube
Tudo sobre picanha 2.5 milhões
Como afiar e amolar faca 1.8 milhões
Costela no saco de papel 1.2 milhão
5 dicas para amaciar carne 1.1 milhão
Churrasco econômico 1.1 milhão

Facebook
Costela Saco de Papel 24 milhões
Picanha invertida 17 milhões
Costela Recheada 14 milhões
Feijão Tropeiro 13 milhões
Como não errar na picanha 12 milhões

Para quem gosta de ter à mão o passo a passo, é possível encontrar alguns dos pratos do churrasqueiro no livro de receitas "Churrasqueadas - O Prazer da Carne" (editora Astral Cultural).  



COMO TUDO COMEÇOU

"O churrasco é a minha vida, e hoje eu vivo em torno dele. É mais que uma refeição, é uma confraternização para qualquer ocasião", declara o churrasqueiro mineiro José Almiro de Morais, sobre o fato de seu hobby ter virado uma profissão que vem sendo reconhecida há 10 anos com o que mais gosta de fazer.

Nascido em Fama (MG), José Almiro vive há tempos em Poços de Caldas, é casado e pai de quatro filhos. A paixão pela carne surgiu quando trabalhava no setor de desenvolvimento de produtos e na área de vendas de um frigrorífico da cidade. Naquela época, fazia churrasco somente aos finais de semana para amigos e familiares. E, por conhecer os diversos tipos de carne, tinha facilidade em prepará-las e criar receitas.

Após 25 anos, a empresa fechou. Almiro ainda teve uma boutique de carnes em 2007. Com o fim do negócio, José Almiro enveredou para a carreira de apresentador. Uniu-se com Marcel Kikuchi, dono da produtora RGB Filmes, e fizeram um piloto de programa de churrasco para a TV Poços, emissora local. Surgia, em 2009, "O Prazer da Carne Hora do Churrasco", no qual José Almiro dava dicas de como comprar carnes e ingredientes para fazer diversas receitas para churrasco. O programa durou até 2013 e era exibido em alguns canais de TV locais e regionais de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Foi então que, no início de 2016, a produtora começou a disponibilizar os programas no Facebook e YouTube como Churrasqueadas. Em abril do mesmo ano, o vídeo Costela no saco de papel viralizou e o número de seguidores do Facebook, que era de 5 mil pessoas, passou para 320 mil em um final de semana. Enxergando a possibilidade de ganhos pela internet, a produtora focou todo o conteúdo nas redes e, daí por diante, o canal deslanchou.

No começo de 2017, a dupla fechou o primeiro contrato de patrocínio com a marca de faca Starrett, que possibilitou a volta das gravações. A partir disso, novos programas inéditos foram gravados, no formato específico para as redes sociais.

FESTIVAL CHURRASQUEADAS

2019 foi o ano que marcou o primeiro evento do canal, que aconteceu no mês de setembro em uma pequena cidade do interior de São Paulo, onde estavam reunidos assadores e youtubers renomados e comemorou a marca de 1 milhão de inscritos no Youtube. "Foi um desafio mas foi maravilhoso, tivemos bons parceiros para receber mais de 2 mil pessoas. E minha grande surpresa foi saber que pessoas do Brasil inteiro estavam lá, de Norte a Sul. Aí, tive a certeza de como o canal tem influência sobre os seguidores e a conclusão que o evento foi um churrasco entre amigos para amigos. Foi uma realização!! Agora queremos levar essa experiência para várias regiões do Brasil", conclui o churrasqueiro.

Esse é um dos desejos de José Almiro para o próximo ano, além de continuar despertando nas pessoas a vontade de fazer churrasco entre amigos e família e apresentar conteúdos relacionados a carne, culinária, e costumes e tradições.

CHURRASQUEADAS
Portal e loja virtual: www.churrasqueadas.com.br
@churrasqueadasoficial
www.youtube.com/churrasqueadas

Mais do ACidade ON