Aguarde...
Mundo dos Bichos

COLUNISTAS

O universo da Maria Fedida

Tire suas dúvidas e mitos sobre esse bichinho mal falado

| ACidade ON

A Maria Fedida é um percevejo pertencente à classe Insecta, da ordem Hemiptera e da família Pentatomidae. Existem aproximadamente mais de 4.100 espécies do inseto no mundo, no Brasil cerca de 360.

Maria Fedida - Foto: Divulgação
 A peculiaridade do inseto é o seu cheiro, que realmente não é muito agradável, mas tem grande serventia: livram-no do perigo. Você, provavelmente, já tocou ou simplesmente percebeu a presença de uma Maria Fedida e logo sentiu o cheiro ruim, certo? Pois bem, esse é o mecanismo usado por ela para se defender quando sente algum tipo de ameaça. 


A Maria Fedida possui glândulas no tórax ou no abdômen que produzem o líquido com odor fétido devido à presença de hidrocarbonetos. Estas substâncias químicas acumulam-se em um pequeno reservatório ligado às glândulas e são liberadas apenas quando necessário. Tanto os adultos, quanto as ninfas mais desenvolvidas possuem este mecanismo.

Esse tipo de defesa é interessante, pois uma vez liberado, o odor permanece sobre tudo que o percevejo toca. Para a maioria dos predadores, o gosto é tão ruim quanto o cheiro e os pássaros, por exemplo, costumam cuspir logo após bicá-los.

Mas o inseto não é venenoso, sendo assim inofensivo aos humanos, somente causa desconforto devido ao odor. Outro transtorno provocado é que se alimenta apenas de seiva de plantas, sendo, portanto, um problema para jardins e para a agricultura.

Caso queira afastar a Maria Fedida, siga as instruções abaixo, são métodos não ofensivos ao meio ambiente para afastar o inseto. Confira:  

1 Misture duas xícaras (500 ml) de água com quatro colheres de chá (20 ml) de alho em pó em um borrifador. Espirre essa solução nas folhas das plantas, peitoris de janelas e outras áreas com presença frequente do inseto, que não gosta do cheiro pungente do alho e normalmente se afasta. Isso apenas repele a Maria Fedida, não a mata;

2 Misture duas xícaras (500 ml) de água com dez gotas de óleo de hortelã em um borrifador. No lugar de óleo, também pode-se usar duas colheres de chá (10 ml) de folhas de hortelã moídas. Espirre a solução ao redor das entradas e esconderijos. Assim como o alho, a hortelã funciona apenas como repelente, não como veneno. O cheiro forte é eficaz para manter os insetos afastados.

3 Espalhe erva gateira ao redor do jardim e de sua casa, concentrando-se nas áreas que costumam ser infestadas pelo inseto. A erva é outro repelente natural que espanta o inseto sem mata-lo. 



Mais do ACidade ON