Publicidade

mundodosbichos

Você conhece a mosca do banheiro?

Você certamente já as viu, principalmente nos azulejos do box, aquelas pequenas moscas peludinhas

| Mundo dos bichos -

Você certamente já as viu, principalmente nos azulejos do box, aquelas pequenas moscas peludinhas. 

 



Elas são muito comuns neste ambiente, tanto que são conhecidas como moscas-de-banheiro, dentre outras alcunhas como moscas-dos-filtros. Elas são pequenas, silenciosas e aparentemente inofensivas, as mosquinhas de banheiro se tornam um dos assuntos mais pesquisados na internet quando são encontradas. Os curiosos sempre me questionaram sobre a sua importância e o motivo do aparecimento destes insetos. 

Elas são inofensivas, não mordem, não picam, mas incomodam! E não adianta fechar as janelas, pois elas não entram por aí. 

  

Louva-a-deus: o mestre da camuflagem!


Pertencentes à família Psychodidae, esses dípteros de pequeno porte são conhecidos em inglês por moth flies (moscas mariposas). O nome científico vem da cobertura de pelos e de escamas que dão a essas moscas a aparência de uma mariposa felpuda. Entre seus habitats mais familiares estão os ralos e encanamentos (sujos) de nossos banheiros e cozinhas. A explicação para isso é simples: são nesses ralos e encanamentos que suas larvas eclodem. 

As larvas destes dípteros se alimentam de matéria em decomposição e pedaços de detritos orgânicos. Tal como muitas moscas verdadeiras, estes insetos podem ser importantes decompositores. No caso de banheiros e cozinhas, por exemplo, eles se alimentam do acúmulo orgânico localizado nos encanamentos.

O estágio larval das moscas-de-banheiro dura entre 9 e 15 dias, dependendo da espécie, temperatura e ambiente. Em pequeno número, às vezes, as larvas são consideradas benéficas, pois suas mandíbulas fortes podem cortar os cabelos e o lodo de esgoto em ralos que, de outra forma, poderiam formar entupimentos. No entanto, a menos que essa camada de lodo seja removida completamente, a mosca adulta continua a encontrá-la e depositará mais ovos ali.

Quando adulta, a mosca deixa esses criadouros para viver no banheiro e passa a se alimentar também da matéria orgânica acumulada nos azulejos, rejunte, ralo e outros cantinhos do box após um banho relaxante.
 

Então fica a pergunta: a presença das moscas significa que o banheiro está sujo? Sim, você talvez queira rever a frequência com que é feita a limpeza do cômodo (ou, no mínimo, do interior do ralo). No entanto, o inseto não precisa ser tratado como uma praga e não é necessário contratar uma empresa de dedetização para eliminá-lo. 

O universo da Maria Fedida - tire suas dúvidas

Mas como eliminar essas mosquinhas, Jader?

Logicamente a prevenção ainda é a melhor medida, ou seja, devemos manter o local sempre muito limpo. No entanto, se as mosquinhas já apareceram, é recomendável fazer uma limpeza mais pesada com água sanitária ou produtos que contenham cloro em sua fórmula, principalmente nos locais onde o inseto possa se desenvolver, como ralos, frestas, canaletas de boxes e qualquer lugar onde haja acúmulo de umidade ou água. 

  


Mais notícias


Publicidade