Aguarde...
ON Run

onrun

Conheça os brasileiros campeões da Corrida Internacional de São Silvestre

Entenda a origem e conheça quem são os brasileiros que mais se destacam na corrida de rua

| ON Run

Conheça os brasileiros campeões da Corrida Internacional de São Silvestre. Crédito: globoesporte.com.br
Sempre tive a curiosidade de saber a origem dos grandes atletas. Assim como quando falamos dos atletas do Quênia, não é o país inteiro que tem grandes corredores, na verdade eles localizados em determinadas regiões do Quênia.  

Isso nos leva a dar continuidade no texto que publicamos sobre a origem do DNA dos africanos no Brasil. Para entender onde estão os melhores corredores de rua, nada melhor que usar a principal corrida de rua do país para ter uma ideia de onde vem esses atletas, a sua origem e tentar entender, mesmo que de forma pontual, se existe alguma relação com a origem dos melhores do mundo e o período da escravidão no Brasil.  

Levando em consideração a fase Internacional da São Silvestre, temos 12 brasileiros em destaque por terem se consagrado campeões. Um destaque fica por conta do Estado de Minas Gerais, que tem ao todo 5 atletas entre os melhores. Não sou um estudioso da parte cultural brasileira, mas sei que em Minas houveram muitos escravos provenientes da África, em especial na região da Estrada Real e coincidentemente um desses atletas nasceu em uma dessas cidades históricas.  

Cabe um destaque importante, quando passamos para as provas de meio fundo (800 e 1500 metros), o Distrito Federal ganha destaque puxado por Joaquim Cruz, Hudson Souza, e pelos fundistas (5000 metros a maratona) Carmem de Oliveira e Marilson Gomes dos Santos, sendo os mais rápidos.  

Todos os campeões da São Silvestre, apesar da sua cidade e Estado de origem, tiveram algo em comum: a origem não foi determinante para o seu sucesso, mas sim a sua disciplina, foco e treino, muito treino para chegar a ser o melhor na São Silvestre e nas demais provas que disputaram mundo afora!  

Levamos em comparação apenas a fase internacional da corrida, até porque os melhores tinham que ganhar correndo com os melhores do mundo. Nessa conta iniciamos com: Sebastião Alves Monteiro (SP), José João da Silva (Pernambuco), João da Mata Athayde (MG), Ronaldo da Costa (MG), Emerson Iser Bem (PR), Frank Caldeira (MG), Marilson Gomes dos Santos (DF), Carmem Oliveira (DF), Roseli Machado (SP), Maria Zeferina Baldaia (MG), Marizete de Paula (GO), Lucélia Perez (MG).  

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_Internacional_de_S%C3%A3o_Silvestre#Vencedores  

Campões e campeãs  por estados:     MG (5) DF (2) PR (1) GO (1) PE (1) SP (2)

Mais do ACidade ON