Aguarde...
ON Run

onrun

Mito ou verdade: Correr envelhece?

A corrida traz muitos benefícios para saúde, mas também gera algumas dúvidas quando o assunto é envelhecimento. Confira se é mito ou verdade que corrida envelhece

| ON Run

Mito ou verdade: Correr envelhece? Crédito: Divulgação
Frequentemente sou abordado por alunos, amigos de alguns alunos e conhecidos, com uma pergunta frequente: "a corrida envelhece?", e geralmente trazem um exemplo de alguém da família ou algum conhecido que começou a correr e está com a aparência mais envelhecida.  

Em alguns casos, isso realmente acontece. Fui consultar alguns alunos que são médicos, em especial dermatologistas, para entender porque isso acontece.   


O que acontece normalmente é que as pessoas ficam tão apaixonadas pela corrida, que começam a correr todos os dias, fazendo com que percam muito peso. São raros os casos, mas quando acontece o rosto fica muito magro e a região dos seios nasais caem por falta de preenchimento (gordurinha boa).  

Outro ponto que contribui é correr no sol sem usar o protetor solar. Todos nós sabemos os efeitos danosos à pele proporcionados pela exposição ao sol, principalmente no inverno onde as temperaturas estão mais leves. Alguns maratonistas ficam por volta de 4 a 5 horas exposto ao sol durante a prova, somando com o tempo de exposição durante os treinos, sem o uso do protetor solar, a pele acaba envelhecendo precocemente.  

Nesses dois casos embora a corrida seja o fator desencadeador, ela não é a culpada por esse envelhecimento ou aparência mais envelhecida da pele, mas sim o sol e o excesso de treino sem a devida orientação ou reposição dos nutrientes que são importantes para manter a saúde do corpo e da pele.  

Um forte abraço, bons treinos e se cuidem!