Aguarde...
ON Run

onrun

Qual a função da proteína no nosso corpo?

Entenda o que é e qual função da proteína no nosso organismo, principalmente na prática da atividade física

| Especial para ON Run

Qual a função da proteína no nosso corpo? Crédito: Divulgação Canva
As proteínas são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que estão presentes em praticamente todo o nosso corpo. Assim como os carboidratos, elas fornecem quatro calorias a cada grama e são formadas por aminoácidos, que se ligam entre si de maneiras variadas e dão origem às proteínas.  


As principais fontes de proteína são: carnes, peixes, ovos, leites e derivados além de leguminosas como o feijão e cereais como o arroz.  

Temos vinte tipos de aminoácidos utilizados pelo corpo humano, alguns deles o nosso próprio organismo é capaz de fabricar e são chamados de não essenciais, outros ingerimos apenas através da alimentação e são chamados de essenciais. Além disso, temos os condicionalmente essenciais, aminoácidos que em determinadas condições de doenças não são formados pelo nosso corpo e precisam ser consumidos na alimentação.  

Dentre suas várias funções, as proteínas são essenciais para o crescimento e manutenção do corpo humano. Não há um processo biológico em que elas não atuem, seja por estarem envolvidas nas reações químicas ou porque muitas células são compostas por elas, células que consequentemente compõe os tecidos, que por sua vez compõem os órgãos, além de estruturas de sustentação de artérias, pele, tendões, cartilagens e ligamentos.  

As contrações musculares, a formação de hormônios, de enzimas e de anticorpos, a coagulação e o transporte de oxigênio são reações dependentes de proteínas.  

Na prática de atividade física, a proteína também é de extrema importância, pois formam e mantêm os nossos músculos, responsáveis por protegem nossos ossos e articulações de sofrerem lesões.  

Fornecer energia também é uma das características das proteínas, mas como sua principal função é de construção, devemos organizar a nossa alimentação para que cada nutriente seja utilizado da maneira correta e consumido em quantidades adequadas de acordo com cada indivíduo e objetivo.  

É recomendado que um nutricionista auxilie na elaboração de um plano alimentar que atenda às suas necessidades.