Aguarde...
ON Run

onrun

A trajetória do atleta que também teve êxito como treinador

Clodoaldo Lopes do Carmo foi finalista na prova de 3000 metros com obstáculos na Olimpíada de 1992, em Barcelona. Confira sua trajetória

| ON Run


Conheça a trajetória de Clodoaldo Lopes do Carmo. Foto: Tião Moreira
 

Clodoaldo Lopes do Carmo 

Assim como a maioria dos grandes atletas brasileiros, o paulistano Clodoaldo Lopes do Carmo também começou sua carreira, ainda garoto, na escola. Seu professor notou, durante as aulas de educação física que ele tinha potencial para ser um possível atleta e sempre o incentivou. 

Clodoaldo teve uma trajetória muito especial no atletismo, participou de competições escolares ficando sempre entre os melhores na categoria de base e, depois, se destacou na fase adulta. 

Hoje, o atleta ainda é uma referência na prova dos 3000 metros com obstáculos e representou o Brasil nas principais competições da prova. Contudo, quanto iniciou sua jornada no esporte, foi inspirado por outro corredor também referência nos três mil metros, o Adauto Domingues. 

Como atleta, ele participou de duas olimpíadas: Barcelona 1992, quando foi finalista olímpico na prova dos 3000m e Atlanta, 1996.

De atleta a treinador de sucesso 

Após encerrar sua carreira precocemente em função de uma lesão no tendão de Aquiles , formou-se em Educação Física na PUC-Campinas. 

Como treinador, conquistou a oportunidade de preparar a Seleção Brasileira para três Jogos Olímpicos, acompanhando seus atletas nas provas de meio fundo e fundo. 

UMA CURIOSIDADE: Durante a Olimpíada do Rio-2016, assim como ele em Barcelona-92, seu atleta Altobeli Santos foi finalista olímpico do Brasil na prova dos 3000 metros com obstáculos.

Fica aqui o nosso respeito e agradecimento a Clodoaldo Lopes do Carmo, por tudo que fez pelo atletismo brasileiro e por ter inspirado tantos atletas.


Conheça um pouco mais sobre o atleta e treinador Clodoaldo Lopes do Carmo