Publicidade

onrun

Brasileiros conquistam pódio na Maratona da Disney

A atleta brasileira Giovanna Martins, que é pentacampeã, conquistou o segundo lugar. Já o atleta Vanilson Neves foi o campeão.

| ON Run -

 

A atleta brasileira Giovanna Martins é pentacampeã da Maratona da Disney e este ano ficou em segundo lugar. (Foto: Contra-Relógio).
 

Cancelada em 2021 por conta da pandemia, a Disney Marathon Weekend retornou este ano com suas quatro provas já tradicionais (os 5 km, 10 km, 21 km e 42 km) e ainda os Desafios do Pateta (21 km + 42 km) e do Dunga (5 km + 10 km + 21 km + 42 km).

Os 5 km aconteceram na quinta, os 10 km na sexta e os 21 km no sábado, terminando no domingo, com a realização da maratona.

A atleta Giovanna Martins, de Salto-SP, foi um dos destaques da Maratona da Disney, que já é conhecida por ter ganhado a prova em 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, retornou este ano para tentar o hexacampeonato.

Giovanna conta que depois da vitória em 2020, não tinha intenção de retornar mais à Disney e queria buscar novos desafios, principalmente em provas trail. No entanto, ela mudou de ideia e se inscreveu na edição de 2021 para presentear a amiga, Cris Leonardo, que mora em Orlando e a ajudou na sua trajetória vitoriosa na prova, com um Mickey (os três melhores da maratona recebem o troféu do Mickey e os da meia o do Pato Donald).

"Eu estava com o projeto para o Ultra-Trail du Mont Blanc 2020 (UTMB), mas o evento foi cancelado e a Disney estava de pé. Foi aí que pensei em voltar", justifica Giovanna, que pretendia cumprir a promessa do Mickey para a amiga. Só que a prova foi também cancelada por causa da pandemia e ela acabou transferindo sua promessa para 2022. "Eu pensei: não vou faltar com minha palavra. É uma forma de gratidão por ela e por tantos brasileiros que me ajudaram nestes últimos anos. Estou aqui então para tentar mais uma", disse ela em entrevista para o Contra-Relógio.

Em 2021, Giovanna conseguiu ir para Mont Blanc para participar o MCC, prova de 40 km e mais de 2 mil metros de altimetria, disputada num percurso entre entre as cidades de Martigny-Combe, na Suíça, e Chamonix, na França. Ela foi a quarta colocada. "Quero voltar. Meu objetivo agora é no trail, mas a maratona e algumas provas de 21 km quero continuar fazendo, para não ficar travada e ajudar na velocidade. Por isso, a cada seis meses, quero colocar como prova-alvo uma corrida no asfalto." 

A atleta brasileira ficou em 2º lugar na Maratona da Disney 2022, com o tempo de 2:48:15. Confira a entrevista completa da trajetória de Giovanna Martins para o ONRUN.

Outro brasileiro que participou da maratona neste domingo, e conquistou o pódio, foi Vanilson Neves, marcando o tempo de  2:30:37. Ele havia sido segundo colocado duas vezes, em 2017 e 2018. 

Os resultados podem ser vistos no site oficial da runDisney

 


Mais notícias


Publicidade